CCZ-SP promove festa de adoção com tema “Venha Mudar uma História”

Evento quer ainda conscientizar população sobre os cuidados com animais

Na amizade e no amor do gato Pepe, Mari Levitto encontrou o melhor professor com quem aprendeu algumas lições sobre paciência e determinação

 

Patrícia Pasquini
Fotos: Arquivo CCZ-SP

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) realizará, no próximo sábado (3/10), das 10h às 16h, uma festa de adoção com o tema “Venha Mudar uma História”. O evento tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância e o impacto da adoção na vida dos animais resgatados e das famílias que os recebem, além de encontrar um novo lar para os animais que vivem no CCZ-SP. "Precisamos romper paradigmas e buscar novas oportunidades para que esses animais sejam acolhidos por novas famílias com muita responsabilidade, principalmente os animais idosos que estão há vários anos neste órgão", comenta a gerente do CCZ-SP, Rosane Correa de Oliveira.

Em 2012, a vida decidiu que havia chegado a hora da empresária Mariana Levitto aprender algumas lições sobre paciência e determinação. E foi na amizade e no amor do gato Pepe que ela encontrou o melhor professor. “Para mim toda adoção é especial e cheia de amor, mas com Pepe foi uma ligação muito mais forte. Essa adoção me serviu de lição de vida. Com ele aprendi a ter paciência, reconhecer meus limites e encontrar a confiança que preciso para lutar pelos meus objetivos”, afirma a empresária”, disse Mariana.

Naquele ano, Mary Levitto (como prefere ser chamada) foi ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ-SP) e se encantou por um gatinho paraplégico. Ainda filhote, o bichano chegou ao local após ser atropelado. A gravidade do acidente tirou o movimento das patas traseiras do animal.

Foi amor à primeira vista. Desde quando Pepe chegou à casa da Mary a vida de sua família mudou. “Mãe” de outros animais de estimação, ela enche os olhos de lágrimas quando se refere ao “filho preferido”. “Ele é apaixonante, dócil, amoroso, muito alegre e, mesmo com suas limitações, brinca o dia inteiro”, completa.


Pepe é cercado de cuidados e mimos. Faz acupuntura, tem acompanhamento veterinário constante e se alimenta de uma ração especial para pets com problemas urinários. Por causa de uma pressão na coluna, Pepe sofre de incontinência urinária e precisa de estímulo para urinar. “Eu o adotei, porque sabia que seria difícil encontrar um dono disposto a dar amor e enchê-lo de cuidados”, explica Mary.

Hoje, apesar de ainda necessitar de ajuda três vezes ao dia para esvaziar a bexiga e o intestino, Pepe consegue brincar, correr e se divertir. Há um ano, Mary fabrica móveis para gatos. A ideia veio da paixão pelos bichanos e para atender as necessidades daqueles que têm dificuldade para subir em camas e sofás, por exemplo.

Atrações

O evento contará com muitas atrações para incentivar a adoção e proporcionar maior interação entre o adotante e os animais. Entre as ações, o público poderá passear com os cães por um circuito montado dentro das dependências do CCZ-SP e visitar o gatil. A criançada terá à disposição atividades interativas como oficinas, teatro, animação infantil, com direito a pipoca, pintura facial, música e muito mais.

Adoção

Atualmente, o CCZ-SP abriga cerca de 500 animais, entre cães e gatos. Há diversos animais sem raça definida (SRD), de pelagem curta, longa, filhotes, adultos, idosos e alguns com deficiência física, o que não os impede de interagir e dar muito amor às pessoas.

Todos os animais são vacinados, esterilizados, microchipados e vermifugados. Para adotá-los é necessário ter mais de 18 anos, levar coleira e guia para os cães, caixa de transporte para gatos e documentos pessoais como CPF, RG e comprovante de residência. A taxa pública referente à adoção é de R$ 18,50 e o Registro Geral do Animal (RGA) é emitido na hora. Os novos proprietários receberão informações sobre a guarda responsável e demais orientações, que serão fornecidas pelos funcionários do CCZ-SP.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito, maus tratos e crueldade. “Os novos donos deverão exercer uma posse responsável, que não implique em um novo abandono. Toda a adoção deve ser feita com muito critério e responsabilidade. Ao adotar um animal, o adotante será responsável por ele durante toda a vida, alimentando-o, oferecendo abrigo compatível com o porte e temperamento, educando-o, dando assistência veterinária e carinho”, lembra Rosane.