Saúde ajuda a organizar plantio de árvores

Ação contou com ajuda de alunos da EMEFM Vereador Antônio Sampaio

Alunos da EMEF Vereador Antônio Sampaio com o coordenador de saúde da região Norte, Alberto Alves e o subprefeito Carlos Roberto Candella

 

Por Raíssa Martins

As praças públicas de São Paulo são importantes espaços para a manutenção de áreas verdes e melhoria da saúde e qualidade de vida da população. Porém, esses espaços públicos precisam estar em boas condições de manutenção e habitação. Pata tanto, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) elaborou um projeto para a revitalização da praça da Rua Paineira do Campo. A ação teve apoio da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Sensibilização

A primeira etapa do projeto foi orientar aproximadamente 250 alunos, com idade entre 6 e 10 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEFM) Vereador Antônio Sampaio. Dez profissionais envolvidos na ação foram até a escola explicar a importância das árvores e áreas verdes na cidade. No local, juntamente com os alunos, montaram terrários cuja manutenção ficou sob responsabilidade dos estudantes. A sensibilização foi feita com o objetivo de preparar as crianças para o plantio de mudas na praça para que, assim, elas compreendam a importância da ação que iriam fazer.

Plantação das Mudas

Cerca de 60 alunos da EMEF Vereador Antônio Sampaio foram convidados para ajudar no plantio das mudas. As crianças plantaram 14 árvores na praça da Rua Paineira do Campo - dez paineiras, uma pitangueira, dois manacás e um jambo.

O médico Alberto Alves Oliveira, coordenador regional de saúde norte, assim como Carlos Roberto Candella, subprefeito Santana/Tucuruvi, participaram também do plantio das mudas.

A professora Natali Lasneau, que acompanhou seus alunos no plantio, falou da importância da atividade. “Elas [crianças] ficaram muito animadas quando eu disse o que ia acontecer. Essa atividade é importante porque envolve cuidar de um ser vivo e, fazendo isso, as crianças dão mais atenção ao meio ambiente”, disse Natali.

As crianças, por seu lado, ficaram empolgadas com o plantio das mudas e se comprometeram a cuidar delas. Agora, o gramado em frente à CRS – Norte terá mais sombras e mais verde ainda.