Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Segunda-feira, 9 de Agosto de 2010 | Horário: 10:28

Mais de 300 pessoas participam da 2ª Caminhada pelo Aleitamento Materno

Evento no Parque da Aclimação, chamou a atenção para as vantagens de saúde das mães e bebês na amamentação

Na manhã deste sábado (7/8), em meio à natureza, os habituais frequentadores do Parque da Aclimação, localizado na região central da capital, tiveram a oportunidade de presenciar a 2ª Caminhada pelo Aleitamento Materno. Durante a programação, mais de 300 profissionais de saúde, pais e crianças, puderam percorrer em torno do lago, com faixas e camisetas alusivas ao tema para conscientizar a população sobre as vantagens de saúde das mães e bebês na amamentação. A proposta faz parte da XIX Semana Mundial de Aleitamento Materno, iniciada na ultima segunda-feira (2/8). O evento foi organizado pelo Rotary Club da Aclimação e Cambuci e Unimed Paulistana, em parceria com a Rede de Proteção à Mãe Paulistana da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo.

Durante o trajeto, os participantes também puderam aprender sobre os 10 passos do aleitamento materno, aplicados nos hospitais que são credenciados com o selo "Hospital Amigo da Criança". Além de informações, várias tendas estavam organizadas para ações de prevenção à saúde, onde médicos e enfermeiros verificavam a pressão arterial e níveis de glicemia, gratuitamente. O evento também contou com apresentações de shows musicais infantis do Grupo de Dança Materna do município litorâneo de São Sebastião, do Coral Materno em Canto e do Projeto Acalanto.

De acordo com os médicos da SMS, as ações reforçam a importância nutricional do aleitamento exclusivo no seio, de até no mínimo seis meses de vida, e servem para estabelecer um vínculo entre mãe e bebê. "A amamentação reflete boa imunidade não só nos primeiros anos de vida, mas nas repercussões da saúde futura", explica a pediatra e assessora Técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, Lílian Sadek. O fato é comprovado pela voluntária Rosângela Alves, que amamenta os dois filhos. O primogênito, Gabriel, já possui uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e legumes. Aos três anos de idade, ainda recebe o complemento no peito. A pequena Eloísa, de um ano e um mês, também segue o mesmo exemplo do irmão. "Acreditar que a amamentação é a melhor forma de preparar as crianças para o futuro é primordial. Acho importante que os filhos sejam amamentados enquanto ainda pedirem o leite do peito" argumentou.

collections
Galeria de imagens