Região Norte recebe prêmio pela luta contra câncer de mama

Oito unidades da região foram premiadas em curso de capacitação

Reconhecimento foi fruto da participação das unidades no curso de sensibilização para auxiliares de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama

 

Por Monique Santos e Talita Coutinho

Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) tiveram seus relatórios e ações de monitoramento premiadas, no dia 12 de setembro, pelo Sindicato da Saúde e Fundação Susan G. Komen. O reconhecimento foi fruto da participação das unidades, durante o primeiro semestre do ano, no curso de sensibilização para auxiliares de enfermagem sobre a prevenção do câncer de mama.

A entrega dos prêmios a dez unidades básicas selecionadas pela elaboração dos melhores relatórios, com ações de monitoramento, ocorreu no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde de São Paulo. Entre as unidades premiadas oito são da CRS Norte: UBS Cruz das Almas, Parque Maria Domitila, Jardim das Pedras, Vila Albertina, Vila Pirituba, Jardim Brasil, Vila Dionísia e Dr. José Toledo Piza.

Para chegar às dez premiadas a organização do curso selecionou 24 unidades com as melhores ações dentro das UBS, seguindo duas etapas para a seleção das melhores. Na primeira, houve uma avaliação por parte de três professores do Curso e de dois técnicos do projeto. Na etapa posterior, os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora, composta por membros do COREN/SP, da Fundação Oncocentro de São Paulo e da Representante da Rede de Oncologia.

Programa

A capacitação faz parte do Programa Saúde da Família na Luta Contra o Câncer de Mama, da Fundação Susan G. Komen, uma das mais respeitadas entidades internacionais e que se dedica, há décadas, à luta contra o câncer. A ação de parceria consiste na sensibilização e capacitação dos auxiliares de enfermagem que atuam no Programa Saúde da Família (PSF/ESF). São incorporados, posteriormente, auxiliares das unidades tradicionais, levando a elas informações qualificadas sobre o assunto.

Após a realização da capacitação, houve a elaboração de relatórios pelos participantes do curso voltado às ações educativas de monitoramento das mamografias alteradas e da fila de espera para a realização de mamografia nas UBS.

 

Inês Chaddad, interlocutora de saúde da mulher da Microrregião Jaçanã Tremembé, destacou que a capacitação sensibilizou os profissionais, mostrando que é possível fazer a diferença com força de vontade e dedicação. “Nossas auxiliares captaram a essência do curso e o reproduziram para as usuárias de forma brilhante”, afirmou.

Magnólia Gripp Bastos, então responsável do Programa da saúde da mulher da CRS Norte, contou como foi o inicio do projeto. “A CRS Norte implementou, em 5 de março de 2015, ações de Prevenção do Câncer de Mama, sensibilizando 105 enfermeiros das UBS da região para ações de prevenção e detecção da doença. Em seguida, 307 auxiliares de enfermagem foram capacitados. Foi um grande avanço para a região”, afirmou.