Saúde atende 2.800 pessoas durante Prefeitura no Bairro em Santana

Houve atividades ligadas à prevenção da dengue, orientações odontológicas e oficinas de artesanato, entre outras

Atividades foram realizadas por funcionários da Unidade Básica de Saúde Lauzane Paulista

 

Por Raíssa Martins

A tenda da Saúde, que integrou a edição do programa Prefeitura no Bairro em Santana, atendeu 2.800 pessoas entre os dias 14 e 19 de setembro, na Praça Vereador Antônio Sampaio. O programa da Prefeitura leva serviços voltados ao cidadão, intervenções de zeladoria e políticas públicas para os bairros mais distantes e carentes de São Paulo, somando esforços com o governo local.

A equipe da Saúde realizou ações de medição de pressão arterial, dança circular, distribuição de panfletos informativos, teste de glicemia, coleta de Papanicolau, orientações sobre saúde bucal e prevenção da dengue, entre outras. As atividades foram realizadas por funcionários da Unidade Básica de Saúde Lauzane Paulista.


Grupo de Artesanato

A “oficina de fuxico”, integrada pelos pacientes do grupo de terapia ocupacional da unidade, ensinou técnicas de artesanato e costura. As aulas foram ministradas por dois grupos formados por 12 pacientes. A oficina - parte do tratamento dessas pessoas - é gerenciada pela terapeuta ocupacional Andréia Dezordi. A aposentada Maria Aparecida Viana, uma das integrantes do grupo, disse ter feito muitas amizades. “Mudou minha vida, aprendi muitas coisas”, afirmou. Os grupos funcionam de terça e quinta-feira separadamente, das 14h às 17h, todas as semanas.

Saúde Bucal

Na estação de odontologia houve distribuição de escovas de dente e orientação sobre escovação. A ação enfocou a importância da prevenção das doenças bucais para 361 pessoas. A população foi atendida pelos cirurgiões dentistas Sebastião Rufino Gusmão Rocha e Helen de Agostino.

Ainda voltado ao tema, um teatro intitulado “Cuidando dos Dentinhos”, divertiu e informou crianças na faixa etária dos 5 anos. A peça foi montada sob orientação da cirurgiã dentista Meire Arten Tudella, da UBS Lauzane Paulista, e apresentada no Centro Comunitário Santa Inês (CECOV). Participaram 220 crianças.

Dengue

Houve medição de pressão e a participação de uma equipe do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), que levou ao local amostras e folhetos sobre os riscos da dengue, controle do IMC, distribuição de sal de ervas e orientação de confecção de hortas domesticas.

A equipe da dengue realizou visitação nas casas do entorno da Praça Vereador Antônio Sampaio, com orientações para verificação de irregularidades e localização da larva do mosquito Aedes aegypti, além de orientações sobre prevenção de outras doenças.

Outra participação especial ficou por conta da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) Santana com a vigilância de epidemiologia, que fizeram orientações sobre hanseníase, tuberculose e outros agravos. Aconteceu também um trabalho realizado pela Vigilância Sanitária, que orientou os comerciantes próximos a respeito de prevenção da dengue e presença dos sinantropicos (ratos, morcegos, mosquitos).