Região Norte recebe Saúde em Movimento

Secretário visita unidades e frisa necessidade de fortalecer Atenção Básica

Programa Mais Médico, criado em 2013, ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos na região com carência de profissionais

 

Por Lígia Aparecida de Souza
Foto: Edson Hatakeyama

O secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha visitou nesta sexta-feira (4) três unidades de saúde da região Norte. Além de verificar os problemas de cada uma, ele o conheceu a experiência de profissionais do Programa Mais Médicos, confirmou os avanços de atendimentos no Hospital Dia Rede Hora Certa Freguesia do Ó/ Brasilândia e frisou a importância de fortalecer a Atenção Básica.

A primeira unidade a ser visitada foi a UBS/AMA Perus, onde o secretário foi recebido pelos profissionais da saúde e pela população. Após conhecer as dependências da unidade, Padilha se reuniu com conselheiros gestores para conhecer as dificuldades daquela região.

Já na UBS Parque dos Humildes, o secretário conferiu os resultados positivos do trabalho de dois médicos cubanos que atuam naquela unidade. Cada um atende mais de 25 pacientes por dia. “Hoje, a cidade de São Paulo tem 280 médicos do Programa Mais Médicos. Temos como meta ampliar o número desses profissionais”, disse.


O Programa Mais Médico, criado em 2013, ampliou a assistência na Atenção Básica fixando médicos na região com carência de profissionais.

No Hospital Dia da Rede Hora Certa Freguesia do Ó/ Brasilândia, Padilha conversou com a equipe de trabalho, ouviu sugestões de usuários e falou aos conselheiros das propostas sobre o andamento de obras e de outros benefícios à saúde daquela área. O secretário também constatou o avanço em termos de atendimentos obtido pela unidade, que realiza pequenas cirurgias ortopédicas, dermatológicas, urológicas e proctológicas. O hospital realizou de janeiro até agosto 33.924 consultas/especialidades, 17.507 exames e 348 procedimentos cirúrgicos.

Atenção Básica

No encontro, Padilha também citou como prioridade de sua gestão o fortalecimento da Atenção Básica. “O único jeito de melhorar a saúde é fortalecer a nossa base”, disse o secretário. A importância da Unidade Básica de Saúde Integral, que prevê acima de tudo a unificação dos vários níveis de atenção, também foi lembrada por ele em todas as unidades visitadas. “Integrar AMA e UBS. A pessoa que comparecer na UBS tem que ser atendida”, afirmou.

Para a conselheira Rute Aparecida Egg da Silva, a visita do secretário foi “excelente”. Segundo ela, “assim a comunidade pode se inteirar das propostas oferecidas pela Secretaria” aos usuários da Brasilândia. Rute entregou a Padilha um documento solicitando a construção de uma UBS no Jardim Brasília.

A visita de Padilha terminou na Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), onde atendeu mais de 50 conselheiros gestores da região da Vila Maria, Jaçanã e Santana. O grupo o aguardava para tirar dúvidas quanto aos contratos de novos parceiros, além de fazer reivindicações relativas à construção e ampliação de UBS.

A área de abrangência da Coordenadoria Regional de Saúde Norte tem 2.265.504 habitantes. No primeiro semestre de 2015 foram realizadas 1.911.540 ações de promoção à saúde, 6.509.119 procedimentos clínicos e 127.124 procedimentos cirúrgicos. A região está dividida em cinco Supervisões Técnicas de Saúde: Santana/Jaçanã/Tremembé, Casa Verde/Limão/Cachoeirinha, Freguesia do Ó/Brasilândia, Perus/Pirituba e Vila Maria/Vila Guilherme.