UBS Arrastão recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente

Além da UBS premiada, outras sete unidades da região Sul foram homenageadas com menção honrosa na abertura do Seminário Hospitais Saudáveis 2015

Equipe de Campo Limpo comemoram os prêmios recebidos

 

Por Tatiana Ferreira
Foto: Tereza Rocha

A Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), por meio das Supervisões de Saúde Campo Limpo e Cidade Ademar, foi contemplada com um prêmio e sete menções honrosas na abertura do Seminário Hospitais Saudáveis 2015. O evento, que neste ano discutiu o tema “O desafio do setor saúde frente às mudanças climáticas”, ocorreu na terça (1) e quarta-feira (2), no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Conforme informações do evento, foram recebidos ao todo 93 Relatórios Descritivos de diversas instituições do país. Destes, 15 foram selecionados e homenageados com prêmio na abertura do Seminário. A UBS Arrastão, da Supervisão de Campo Limpo, apresentou o projeto “Horta e Alimentação Saudável no projeto Arrastão” e foi selecionada para receber o "Prêmio Amigo do Meio Ambiente - Categoria Destaque". Irany Campos Moreira, Agente de Promoção Ambiental (APA) da unidade, recebeu a placa de reconhecimento pelo trabalho realizado em nome da unidade.

A equipe da UBS premiada desenvolve ações no Projeto Arrastão com crianças e adolescentes usando os canteiros de plantas medicinais e hortaliças. O objetivo é leva-los a entender quais os elementos compõe uma terra saudável e o plantio de sementes de várias espécies. Ainda dentro do projeto, os profissionais oferecem uma programação que conta com oficinas educativas de hortas, alimentação saudável e saúde bucal para aproximadamente 300 crianças e adolescentes. Já o público adulto participa de rodas de chá (plantas medicinais).


Menção honrosa

As demais sete unidades inscritas do território da CRS Sul foram contempladas na categoria Menção Honrosa. Por isso receberam um certificado. São elas: UBS Jardim Olinda, Parque Regina, Parque Araribá, Jardim Mitsutani, Jardim das Palmas e Paraisópolis 2, todas no Campo Limpo, e o CAPS Adulto Cidade Ademar.

Segundo os organizadores do evento, a classificação nesta categoria atesta que o trabalho apresentado atendeu aos critérios de classificação do Prêmio AMA, ainda que não tenha se posicionado entre os 15 primeiros colocados. Essa categoria destina-se a estimular o aprofundamento das iniciativas ambientais apresentadas e reconhecer o esforço das equipes envolvidas, que apresentam grande potencial, fazem a diferença na promoção da saúde ambiental e são exemplos para unidades de saúde de todo o Brasil.

Renata Crivoi, gestora regional do PAVS, enalteceu o trabalho e a conquista. “Parabéns! Estou meio orgulhosa e feliz com essa premiação. Não só da UBS Arrastão, mas todas as que também receberam menção honrosa. Isso demonstra a grande importância que nossas ações têm frente à situação ambiental e de saúde da nossa cidade hoje. Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos”, disse.

O Prêmio

Em sua oitava edição, o Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2015” é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Este ano, concorreram 93 Relatórios Descritivos das mais diversas regiões do Brasil e de todos os tipos de organizações de saúde que integram o SUS.