São Mateus recebe ‘Saúde em Movimento’

Secretário Padilha visitou unidades de saúde, vistoriou obras e dialogou com usuários e servidores

UBS/AMA Jardim das Laranjeiras atende em média 300 pessoas por dia, o que corresponde a 6 mil mensalmente

 

 

Por Cecília Figueiredo
Fotos: Edson Hatakeyama

Usuários e trabalhadores dos serviços de saúde de São Mateus receberam, nesta quarta-feira (2), a visita do secretário municipal de Saúde Alexandre Padilha. Por mais de três horas ele dialogou com servidores, acolheu reivindicações e esclareceu dúvidas de usuários da UBS 9 de Julho, UBS/AMA Jardim Laranjeiras – em processo de transformação para UBS Integral –, vistoriou o andamento das obras do futuro Hospital Dia São Mateus – Rede Hora Certa, e a reforma da UBS Jardim Tietê II, na ação Saúde em Movimento.

Na futura unidade do Hospital Dia, Padilha conheceu as dependências do serviço, que segue atendendo como AMA Especialidades Jardim Tietê II mas, até o final do ano, deverá realizar os demais serviços da Rede Hora Certa. Construído na antiga área do estacionamento da UBS/ AMA Especialidades Tietê II, o Hospital Dia São Mateus, localizado entre as avenidas Aricanduva e Mateo Bei, tem dez consultórios médicos, centros cirúrgicos e cinco leitos de recuperação pós-anestésica, onde poderão ser realizados até 20 procedimentos ao dia. Há ainda nove salas para exames, sala de serviço social, coleta, emergência e medicação, entre outras dependências com acessibilidade.

No piso das especialidades, usuários elogiaram o serviço a ser inaugurado. “Levei um susto quando desci as escadas. Está tudo lindo e a gente quer que funcione logo. Venho aqui há mais de cinco anos e vi que estava sendo modificado e nosso dinheiro [impostos] está sendo empregado”, afirmou Odete Francisco Ribeiro, moradora do bairro Santa Bárbara, no distrito de São Mateus.

Atendimento aprimorado

Em seguida, o secretário foi à UBS/AMA Jardim das Laranjeiras, onde estão sendo integrados os serviços de AMA e UBS para aprimorar o atendimento à população, estimada em mais de 25 mil pessoas. Bastante movimentado, o equipamento atende em média 300 pessoas por dia, o que corresponde a 6 mil mensalmente.

Padilha conversou com usuários que retiravam medicamentos na farmácia, vistoriou o prédio recém-reformado e esclareceu dúvidas de dezenas de usuários, como a do senhor Walter Oliveira Tomé, que esteve no Hospital do Homem à procura de um proctologista para a realização de exame preventivo.

O secretário salientou que o processo de integração colocará fim à separação de serviços como AMA e UBS, otimizando recursos humanos e possibilitando maior acesso. A integração dos serviços, segundo Roberto de Alcântara Madeira, supervisor de saúde São Mateus, possibilitará que, futuramente, sejam implementadas equipes da Estratégia Saúde da Família e o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI).

Exames ofertados

Na visita, Padilha também falou à população de avanços que estão ocorrendo no município. “Estamos aumentando o número de exames ofertados. Antes, a cidade realizava 100 mil exames. Nós já estamos realizando meio milhão de exames no governo Fernando Haddad”, destacou.

Na UBS 9 de Julho, a gerente do serviço fez questão de apresentar toda equipe ao secretário e, principalmente, às equipes de agentes comunitárias de saúde (ACS). As trabalhadoras fizeram questionamentos sobre a transição provenientes do chamamento público. As questões foram respondidas também pela coordenadora de Saúde Leste, Claudia Afonso. “Haverá esse momento de apresentação da OSS Fundação ABC, que irá assumir a parceria na gestão do serviço”.

A maratona de visitas em São Mateus terminou no prédio da STS São Mateus. Lá, o secretário conversou com trabalhadores e tomou conhecimento do funcionamento da equipe. Padilha atentou ainda a ponderações das áreas de saúde mental, SUVIS, saúde do idoso e reforçou a importância do apoio institucional para acompanhamento dos serviços e fortalecimento da atenção básica.

“O secretário da Saúde revela disposição em conhecer de perto as ações que estamos implementando. E é muito importante ouvir a população e os trabalhadores sobre os desafios para desenvolver sempre o SUS, leva-lo mais longe”, salientou Claudia Afonso.