Maternidade do Hospital Vila Santa Catarina será entregue à população ainda neste ano

Parte dos leitos de UTI e clínica médica já estão em funcionamento

Texto: Patrícia Pasquini
Fotos: Edson Hatakeyama

O sábado de sol do secretário municipal da Saúde, Alexandre Padilha, não poderia ter começado de maneira diferente: ao lado da população. Pela manhã, o secretário levou o conceito do “Saúde em Movimento” em três locais diferentes na região Sul.

A primeira parada foi no Hospital Vila Santa Catarina – antigo Hospital Santa Marina. Por 40 minutos, o secretário e uma equipe de assessores da Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste verificaram as obras no local. “Até o final deste ano entregaremos a maternidade, que contará com 33 leitos. Em julho já colocamos em funcionamento 25 dos 51 leitos de clínica médica e sete dos 17 leitos de UTI Adulto Geral”, contou Alexandre Padilha.

O local tem a administração do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio de um convênio inédito na cidade, que utiliza recursos do próprio Einstein – via Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI)/Ministério da Saúde – cerca de R$ 118 milhões/ano. Cabe ao Município o repasse do valor referente aos procedimentos realizados, com base na tabela SUS.

No total, a unidade contará com 260 leitos. Desses, 60 serão destinados à alta complexidade, como transplante de órgãos e oncologia, 170 para atendimento geral e 30 de UTI. Além da maternidade, a unidade também disponibilizará vários serviços como Laboratório de Patologia Clínica e Cirúrgica, serviços de Hemodinâmica, Ecocardiografia, Endoscopia, Imagem (Radiologia, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética), Banco de Sangue e Diálise. A unidade está passando por reformas de adequação, de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e instalação de equipamentos.

A segunda parada foi na UPA Vila Santa Catarina, que funciona acoplada ao futuro hospital. “Gosto de estar perto da população e dos funcionários da saúde. Quero festejar as conquistas, mas acima de tudo ver o que precisa melhorar. O povo, seja paciente ou funcionário da Saúde, será o meu melhor termômetro para a qualificação do sistema de saúde da cidade de São Paulo”, afirmou o secretário.

Gerenciada pela Autarquia Hospitalar Municipal, a UPA funciona com quatro clínicos, dois pediatras, um ortopedista e um cirurgião durante o dia e três clínicos, dois pediatras, um cirurgião e um ortopedista à noite. Diariamente, são atendidos cerca de 250 pacientes, em média.

Ao lado do Prefeito Fernando Haddad, o secretário também aproveitou para visitar o evento Prefeitura no Bairro, na mesma região. Vários serviços da Secretaria Municipal da Saúde foram colocados à disposição da população, como aferição da pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, doenças (tuberculose e dengue), DST/Aids, castração de animais, animais sinantrópicos. Uma equipe da UBS Campestre fez a leitura da carteira de vacinação da população. Além disso, a população pode usufruir dos benefícios dos grupos de canto e das práticas integrativas (Dança Sênior, Dança Circular, Lian Gong, Dao In, Xiang Gong). Mais de 200 pessoas foram beneficiadas.