Secretaria investe no tratamento de recém-nascidos com Retinopatia da Prematuridade

Em sete anos cerca de 11 mil recém-nascidos foram acompanhados por equipes oftalmológicas nas 19 maternidades próprias e conveniadas SUS

Por Nilson Hernandes

Desde 2008, com a ampliação e consequente melhora do acesso aos serviços de saúde destinados às mulheres grávidas, tem crescido no município a quantidade de bebês prematuros que sobrevivem mesmo com peso abaixo de 1.500 gramas e idade gestacional igual ou menor do que 32 semanas. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou o acompanhamento desse grupo. Nos últimos sete anos 11.378 recém-nascidos foram atendidos por oftalmologistas da rede.

Bebês prematuros nessas condições são propenso a desenvolver a Retinopatia da Prematuridade (ROP), uma das maiores causas de cegueira infantil nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. Ao todo, 19 maternidades - entre próprias e conveniadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) - recebem uma equipe de oftalmologistas especializada nos cuidados de bebês com diagnóstico de ROP. Trata-se de uma patologia que afeta os vasos sanguíneos existentes na retina. Nos casos mais graves, a doença pode causar descolamento de retina e consequente perda de visão.

Nesse período, 201 recém-nascidos foram submetidos ao tratamento para evitar a cegueira, inclusive com cirurgia a lazer no próprio berçário. O trabalho de acompanhamento da SMS é coordenado pela Rede de Proteção à Mãe Paulistana, em conjunto com as áreas técnicas da Saúde da Criança e Adolescente e da Saúde Ocular.