Secretário visita unidades de saúde da zona Sul

Dando início ao Saúde em Movimento, Alexandre Padilha conheceu de perto experiências positivas da atuação dos profissionais do Programa Mais Médicos e o Hospital Dia da Rede Hora Certa em funcionamento

Na Rede Hora Certa M’Boi Mirim 1, Padilha conversou com a equipe e comemorou o fato de a unidade já estar realizando cirurgias pediátricas e oftalmológicas

 

 

Por Tatiana Ferreira
Fotos: Edson Hatakeyama

Nesta sexta-feira (28) o secretário municipal da Saúde Alexandre Padilha visitou a região do M’Boi Mirim. Três unidades de saúde pertencentes ao território da Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul) foram escolhidas para dar início ao Saúde em Movimento na zona Sul: a UBS Chácara Santa Maria, a AMA Jardim Alfredo e o Hospital Dia da Rede Hora Certa M’Boi Mirim 1/UBS Novo Jardim. O objetivo de Padilha foi ver de perto a estrutura dessas unidades e conversar com os profissionais para conhecer melhor suas demandas e conquistas.

“Quero estar perto dos atendimentos à população. Gosto de estar presente junto com os profissionais, com os usuários, os conselheiros, ver o que está funcionamento certo, como a Rede Hora Certa, e ver o que precisa melhorar. Perto dessas pessoas nós vamos fazer as mudanças que a cidade de São Paulo precisa na área da saúde”, disse o secretário.

O foco da visita na UBS Chácara Santa Maria foi conhecer o trabalho realizado pelas quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e, principalmente, avaliar os resultados da presença de dois profissionais do Programa Mais Médicos do Brasil. Padilha conversou com a população e ouviu elogios quanto aos atendimentos destes profissionais que, apenas em 2015, já realizaram mais de 5.100 consultas de Atenção Básica.

Na AMA/UBS Jardim Alfredo o secretário pode conferir a reforma feita no local no intuito de transformá-la em uma UBS Integral, assim como entender quais são as dificuldades para fixar médicos na unidade. Antes de entrar no Hospital Dia da Rede Hora Certa M’Boi Mirim 1, Padilha foi convidado por conselheiros gestores a visitar a UBS Novo Jardim, que fica no mesmo terreno. Na Rede Hora Certa M’Boi Mirim 1 ele conversou com a equipe e comemorou o fato de a unidade já estar realizando cirurgias pediátricas e oftalmológicas.

 

‘Balanço muito positivo’

“O balanço que faço das visitas é muito positivo, gostei de ver os profissionais muito comprometidos. Vimos uma UBS de saúde que agora consegue ter médicos por conta do Programa Mais Médicos, vimos uma AMA e UBS sendo integrada. Isso é uma outra aposta da gestão do prefeito Fernando Haddad para que a gente possa melhorar o atendimento à população nos bairros e o Rede Hora Certa muito positivo, fazendo exames, cirurgias e consultas especializadas no mesmo lugar”, afirmou Padilha.

O secretário também fez uma visita surpresa à UBS Luar do Sertão, localizada na Supervisão Técnica de Saúde de Campo Limpo. “Comecei o dia fazendo uma visita de surpresa na UBS Luar do Sertão, mas a surpresa foi minha ao encontrar uma equipe extremamente comprometida, profissionais vinculados às equipes da Saúde da Família. Saio feliz da primeira visita do ‪#‎saudeemmovimento‬‬‬‬ de hoje na Zona Sul”.

A jornada do secretário terminou no prédio da CRS Sul, onde ele conheceu a equipe de trabalhadores e viu em detalhes trabalhos realizados na região como o fortalecimento da Atenção Básica, a qualificação de fila de espera e o controle de combate à dengue, entre outros.