Queda é terceira ocorrência mais atendida pelo SAMU-SP

Atendimento a pessoa enferma e desmaios ocupam primeiro e segundo lugar, respectivamente

Por Patrícia Pasquini

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 28% a 35% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas a cada ano. A partir de 70 anos a proporção aumenta: de 32% a 42%. O número de mortes também é alarmante: 424 mil pessoas morrem anualmente em todo o mundo.

Em 2014 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) abriu 38.137 ocorrências relativas a queda, o que representa 9,42% dos chamados abertos no serviço. O mês com maior número foi maio (3.509), seguido por agosto (3461) e julho (3432).

Em 2015 (dados computados até julho) foram abertas 20.513 ocorrências desta natureza, o equivalente a 9,79%. Julho foi o mês com o maior número (3.309), seguido por maio (3.276) e junho (3.095). “Em caso de queda, o SAMU-SP deve ser acionado imediatamente. Alguns cuidados são importantes enquanto a ambulância não chega: manter a pessoa deitada sem apoio de cabeça; não mexer nela (deixe-a na posição que caiu); converse e acalme a vítima; não permita que ela coma ou beba e nunca coloque a vítima em veículo particular porque pode agravar a lesão sofrida com a queda”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU-SP, Denise Santos Vilella. No caso do idoso, ela ressalta que é comum a fratura espontânea, o que pode levar à queda.

Saiba como se prevenir de quedas

- Evite calçados com salto alto, com sola escorregadia, tapetes e chão encerado.

- Ilumine bem os ambientes.

- Coloque corrimão em escadas.

- Não use camas e cadeiras muito altas ou baixas.

- Elimine objetos espalhados pelo chão ou móveis em locais de circulação.

- Guarde produtos e utensílios em lugares mais baixos nos armários, evitando o uso de cadeiras, banquetas ou escada auxiliar.

- Use calçados que não sejam muito altos, principalmente as mulheres, calçados com algum tipo de solado antiderrapante.

- Fique atento às obras e sinalizações na hora de atravessar a rua.

- Redobre a atenção quando animais de estimação estiverem por perto. Tropeçar num animal, em geral cães ou gatos, é causa comum de quedas.

- Encontre atividades físicas que trabalhem força, coordenação e equilíbrio.

- Cuide da sua visão, com visitas regulares ao oftalmologista e ajuste das lentes e cuidados de doenças (como a catarata), se necessário.