Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 29 de Julho de 2010 | Horário: 17:02

Guia do Cidadão Vigilante orienta a população sobre os seus direitos

Material, elaborado pela COVISA, ajuda o consumidor na hora de comprar produtos e serviços; informativo já está disponível para download

Lançado nesta semana, no auditório do Gabinete do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Guia do Cidadão Vigilante foi produzido pela Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e traz 13 temas diferentes: Academias, Salões de Beleza, Saneantes, Óticas, Massagem e Estética, Instituições de Longa Permanência de Idosos, Alimentos Perecíveis, Medicamentos, Tatuagem e Piercing, Cuidados ao Comprar Alimentos, Consultórios Médicos e Odontológicos, Cosméticos e Creches.

Os textos, curtos e de fácil compreensão, auxiliam o usuário para que ele possa saber se seus fornecedores estão trabalhando de acordo com as normas de limpeza, higiene e segurança. "O Guia é mais um instrumento que a população tem à disposição para que continuemos a melhorar os serviços na cidade de São Paulo", disse o prefeito Gilberto Kassab, durante a cerimônia de lançamento.

Para o secretário Municipal da Saúde, Januario Montone, o Guia abre um canal mais franco entre a população e o poder público. "Sem a participação da sociedade, não avançamos", afirmou. Essa linha de raciocínio foi compartilhada pelo líder do governo na Câmara Municipal de São Paulo, vereador José Police Neto, também presente ao evento. "É preciso que a população seja conclamada a fazer parte do processo de troca de informação e participar do desenvolvimento da cidade", comentou Neto.

Criada em 2003, a COVISA é um órgão que também tem como uma de suas missões a fiscalização de normas e legislação sanitária. De acordo com a coordenadora da COVISA, Inês Suarez Romano, as cartilhas pretendem disseminar a educação sanitária e a comunicação em saúde. "Ao ser informado dos riscos, o cidadão terá condições de avaliar os estabelecimentos, de conhecer os seus direitos e de exigir qualidade. Para garantir a melhoria dos serviços, é preciso que o cidadão cobre", reforçou.

O material está disponível na Praça de Atendimento da Coordenação de Vigilância em Saúde. A versão para download pode ser encontrada no site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa.

collections
Galeria de imagens