UBS atrai público masculino em ‘Conversa de Boteco’

Proposta de grupos educativos da UBS Paraisópolis 2 é atrair público masculino jovem e adulto para as unidade de saúde

Ir até a comunidade é uma das estratégias para atrair o público masculino para a UBS

 

Texto e foto por William Amorim

Como estratégia para tentar romper a barreira que impede que a maioria dos homens procurem uma Unidade Básica de Saúde, a UBS Paraisópolis 2 (Campo Limpo) criou, em 2013, o grupo “Conversa de Boteco”, já que o público masculino está muito vulnerável à violência, alcoolismo e a outras situações de risco. Mesmo assim, muitos ainda resistem a frequentar as unidades.

Os encontros acontecem mensalmente, sempre na última quarta-feira de cada mês, em um bar da comunidade. Participam dos encontros 15 participantes em média, com idades entre 18 e 70 anos. Os assuntos abordados relacionam-se a doenças sexualmente transmissíveis, fluxo de coleta de lixo na comunidade, preconceito, drogas etc.

“O homem ainda não se apoderou daquilo que é dele. Por volta dos 17 anos eles somem da unidade de saúde e, na maioria das vezes, aparecem em situação de urgência e emergência. Eles não buscam a prevenção”, explica Francisco Paiva, enfermeiro e idealizador do grupo.

‘Mapas falantes’

No encontro de julho o tema foi: “O que é saúde para você?”. Para desenvolver o assunto, houve uma dinâmica denominada “Mapas falantes”. Funcionou assim: os participantes foram divididos em dois grupos. Cada um deles recebeu cartolina, lápis de cor, canetinhas e a tarefa de desenhar ou escrever o que podia ser danoso para a sua saúde. Logo, o branco da cartolina foi dando espaço a desenhos de garrafas de bebidas, cigarros, agentes poluentes, alimentos não saudáveis e até representações dos riscos que o participante sofre no trabalho.

“O grupo é muito interessante. Conseguimos nos informar e saber dos benefícios que podemos ter na UBS da nossa região. Somos incentivados a ir a UBS para saber como está nossa saúde”, declarou o mecânico de motos João Ulisses de Rezende, participante do grupo.

“Depois do grupo os participantes começaram e identificar os problemas que saúde que eles têm. Muitos convivem com sintomas e, às vezes, até sabem que possuem uma doença, mas não procuram ajuda médica”, constata o psiquiatra Cláudio Henrique Sales Viega.

Pós-boteco

Para estreitar ainda mais o laço com a unidade surgiu a ideia de realizar um encontro na UBS batizado de “Pós-boteco”, que começou este mês e passa a acontecer toda primeira segunda-feira de cada mês.

No encontro inicial, realizado na segunda-feira (3), os profissionais montaram um plano terapêutico singular, levando em consideração as necessidades individuais de cada homem para ir acompanhando caso por caso.

O grupo é aberto a todos os homens interessados e, após os encontros, todos participantes, independente se estão ou não na área de abrangência da UBS, serão convidados a ir ao encontro “Pós-boteco” fazer uma avaliação da sua saúde.

Sanando uma necessidade

A criação dos grupos na UBS Paraisópolis 2 vai ao encontro da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) lançada em 2009, pelo Ministério da Saúde. A PNAISH norteia as ações que buscam promover a saúde dos homens e a prevenção de doenças, assim como ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Serviço:
UBS Paraisópolis 2
Endereço: R. Pasqualle Galupi, 951- Paraisópolis.