Armazenamento correto de alimentos evita contaminação

Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Seguros são importantes para garantir a saúde dos consumidores

De acordo com Maria Cristina Junqueira de Castro Feitosa, da Covisa, as condições de armazenamento de alimentos são muito importantes

 

Por Keyla Santos
Foto: Edson Hatakeyama

A alimentação é fundamental para a vida do ser humano. A escolha da dieta fica a critério de cada um. Mas o armazenamento dos alimentos deve ser feito com atenção. Dessa forma, evita-se que eles percam suas propriedades nutricionais ou se deteriorem devido à proliferação de micro-organismos e a contaminação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com uma equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária (COVISA) responsável por fiscalizar os estabelecimentos que trabalham com alimentos, assim como orientar os munícipes sobre as formas corretas de armazenamento e manipulação desses produtos.

Os profissionais que atuam na Subgerência de Alimentos da COVISA são responsáveis pela coordenação e execução de todas as atividades relacionadas à fiscalização na cidade de São Paulo. As ações contemplam desde a fabricação, transporte, venda nos comércios varejista e atacadista até a importação de produtos alimentícios. As equipes estão distribuídas em toda a cidade por Supervisões de Vigilância em Saúde (Suvis). Nas fiscalizações são observados todos os procedimentos que os estabelecimentos desenvolvem com base na normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e também nas normas municipais.

As Boas Práticas de Manipulação de Alimentos Seguros são importantes para garantir a saúde dos consumidores. Mas, para que todo esse trabalho desenvolvido com os fornecedores surta efeito é necessário que a população contribua e faça sua parte. Para manter a qualidade dos produtos, os consumidores também devem se atentar à temperatura da geladeira, aos espaços destinados para cada tipo e fase do alimento e aos recipientes onde serão armazenados.

Alimentos perecíveis

Antes de armazenar os produtos na geladeira é importante conferir se a temperatura é inferior a 5º. Já o freezer deve ficar abaixo do -15º (quinze graus abaixo de zero). Segundo a coordenadora do programa Nutrição Paulistana, Rita Helena Bueno Pinheiro, os alimentos que passaram pelo processo de cozimento não podem ficar da refrigeração por mais de duas horas, devido ao alto risco de contaminação.

“Os alimentos devem ser acondicionados em recipientes com tampa. A conservação das propriedades nutritivas é variável, pois alguns alimentos em contato com o ar acabam perdendo partes de seus nutrientes, como os sucos de frutas naturais que devem ser consumidos imediatamente”, disse Rita.

De acordo com Maria Cristina Junqueira de Castro Feitosa, da Subgerência de Alimentos, da Gerência de Produtos e Serviços de Interesse à Saúde da COVISA, as condições de armazenamento de alimentos são muito importantes. “O descongelamento de produtos como carne e peixe deve ser feito em porções individuais, ou seja, a quantidade que será consumida. Isso porque não é adequado que eles sejam congelados, descongelados e congelados novamente, pois esse processo pode contribuir para a proliferação de micro-organismos”, disse.