Primeira UBS Integral da cidade completa dois anos. Usuários aprovam

Jardim Miriam II atende 29 mil moradores do bairro. Unidade funciona de segunda-feira a sábado em demandas espontâneas e programadas

Inaugurada em 3 de agosto de 2013, a unidade tem atendimento humanizado, níveis de atenção unificados e portas abertas aos sábados

 

Por Beatriz Prado
Foto: Edson Hatakeyama

A UBS Integral Jardim Miriam II completa dois anos de atendimento com um expressivo número de 29 mil usuários do bairro inscritos. Inaugurada em 3 de agosto de 2013, a unidade tem atendimento humanizado, níveis de atenção unificados e portas abertas aos sábados, para garantir acesso aos trabalhadores que não podem comparecer às consultas médicas durante a semana. Um dos grupos mais procurados é o de ginástica.

Primeira UBS a implementar a estratégia de integralidade proposta pelo Ministério da Saúde no município de São Paulo, a UBS Integral Jardim Miriam II atua com equipe multiprofissional, grupos de orientação nutricional, de memória, espiritualidade para funcionários, saúde bucal, práticas de atividades físicas e acompanhamento de idosos.

Dos 29 mil usuários da unidade 3,6 mil são idosos. Para atendê-los, agentes de acompanhamento do PAI (Programa Acompanhante de Idosos) dão assistência a pessoas a partir de 60 anos, em situação de vulnerabilidade e incapacidade na realização de tarefas de necessidades sociais e na locomoção para realização de exames e procedimentos médicos.

Integralidade

A pediatra Ingrid Alexandre Boscatti Alves, responsável técnica pela equipe médica, é testemunha da importância da unidade para a população. Integrante do quadro de médicos da UBS desde o início das atividades, ela frisa a importância da integralidade para o atendimento da população.

“A UBS Integral permite ao usuário o acesso a uma assistência maior em uma unidade básica, pois, com o trabalho de uma equipe multiprofissional, a avaliação de outro especialista é facilitada e dispensa a necessidade de encaminhamento para outro serviço secundário. Foi necessário um período de adaptação ao novo conceito, mas o resultado veio com a agilidade no atendimento. O maior desafio da rede pública é assistir uma população que precisa muito e conscientizar sobre a prevenção das doenças”, explicou Ingrid.

Enfermeira de um dos grupos de Saúde da Família, Nívea Mafra Constância apontou a importância das equipes nas ruas e dentro da UBS. “Durante as visitas, o trabalho é realizado com pacientes que desconhecem as possibilidades de atendimento e atuamos com a conscientização e prevenção das doenças. Na UBS fazemos o acolhimento de quem já está com mal-estar. Também articulamos com médicos e agentes de saúde os principais problemas que devem ser gerenciados para reestabelecer a saúde dos usuários”, disse a enfermeira.

Prevenção como prática saudável

Josiane Aparecida Melo, gerente da UBS, falou sobre as etapas de implantação da unidade e sobre a adequação da metodologia de atendimento. “Foram realizados estudos para delimitar a área de abrangência da unidade. A visão de UBS Integral é desafiadora e promove um realinhamento da atenção primária que permite agilizar os processos de regulação. O acompanhamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família permite uma busca ativa, e o trabalho de conscientizar a população, antes da instalação da doença sobre a importância da promoção e prevenção com a adoção de práticas saudáveis”, disse Josiane.

Ariane dos Santos Barbosa faz acompanhamento pediátrico dos filhos e integra o grupo de saúde bucal. Instruída por dentistas, a exemplo dos demais usuários ela recebe escova, fio e creme dental. Em seguida, todos são orientados sobre a escovação e higiene correta. “Frequento a UBS do jardim Miriam desde a inauguração, pois é perto de casa e não preciso ir a outro bairro. O atendimento é sempre rápido. Já fiz limpeza e obturação. Como tenho filhos pequenos, é importante ter a possibilidade de não ter que ir a um Pronto-Socorro em casos de gripes e febres sem consulta marcada.”


"É importante que a Prefeitura tenha espaços para a prática de atividades físicas, pois saúde não é só medicamento”, disse o José Manoel de Souza