Grupos de práticas corporais da região Leste estarão na 37ª Festa das Cerejeiras

Programação inclui shows de dança folclórica japonesa

Para participar de uma das modalidades basta chegar com roupa confortável e tênis

 

Por Cecília Figueiredo

Nesta sexta-feira (31) será aberta a 37ª edição da Festa das Cerejeiras, no Parque do Carmo, em Itaquera. Organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, a festa celebra a florada das cerejeiras do parque. Haverá participação de grupos de Lian Gong, I Qi Gong, Xian Gong e outras práticas corporais dos serviços de saúde de São Mateus, São Miguel, Itaquera, Vila Matilde, Vila Carrão, Patriarca, das coordenadorias regionais de Saúde Leste e Sudeste. A entrada é franca e aberta à comunidade.

O evento, que segue no sábado e no domingo (1º e 2), das 9h às 17h, incluirá, além de apresentações das práticas corporais, shows de dança folclórica japonesa. Quem quiser participar de uma das modalidades apresentadas nos três dias basta chegar com roupa confortável e tênis.

Cultura milenar

A árvore da cerejeira, originária da Ásia, tem forte simbologia na cultura japonesa (onde é chamada de sakura, assim como a flor de cerejeira) e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica na região de Itaquera.

Todos os anos, essa comunidade promove o hanami (literalmente: ver as flores), costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores de cerejeira sob as árvores.

A cerejeira era associada ao samurai, pela fragilidade da vida tal qual a da flor que se desprende da árvore. O fruto tem o significado de sensualidade, pelo vermelho intenso da cor.

Acredita-se também que a flor tem sua origem na cultura do arroz. A parte kura, em tradução livre, é depósito onde se guarda arroz, alimento básico dos japoneses, considerado uma dádiva.

Na Índia, a flor desta árvore seria elemento sagrado e sinônimo de prosperidade nas casas onde é cultivada.