SAMU-SP recebe certificação internacional por excelência no atendimento

Título faz da cidade de São Paulo referência internacional no atendimento pré-hospitalar de emergências

Com o certificado, o SAMU-SP mantém a honra de ser o 159º Centro de Credenciamento de Despachos de Emergências Médicas do mundo

 

Foto: Edson Hatakeyama

Salvar vidas rapidamente em uma metrópole como São Paulo. O desafio que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – São Paulo (SAMU-SP) vence diariamente rendeu, na última quinta-feira (23), nos Estados Unidos, a renovação do Certificado de Acreditação como Centro de Emergências Médicas de Excelência. Apenas 159 cidades no mundo têm o título. São Paulo é a única na América Latina. “A renovação significa para nós a confirmação da qualidade do serviço que prestamos”, disse Carlos Tomio Kajimoto, diretor do SAMU-SP.

O certificado foi concedido pela Academia Internacional de Despacho de Emergência (International Academies of Emergency Dispatch - IAED). Com ele, o SAMU-SP mantém a honra de ser o 159º Centro de Credenciamento de Despachos de Emergências Médicas do mundo.

O SAMU-SP obteve o recredenciamento devido a sua conformidade contínua com o Sistema de Despacho de Emergências Médicas (MPDS) e com os critérios intitulados “20 Pontos de Excelência” associados ao Sistema. Com base nas ligações - que são todas gravadas -, o órgão analisa desde a recepção dos atendentes aos chamados até a classificação das emergências.

Critérios

Os critérios abrangem padrões de práticas internacionais de excelência em Despacho de Emergências Médicas. Consideram também a eficácia operacional do Sistema, programas de Melhoria da Qualidade e certificação de todos os indivíduos envolvidos no processamento de chamadas de emergência dentro de uma Central.

Recredenciamento é uma realização voluntária, que demonstra a dedicação de uma Central em oferecer atendimento de emergência de qualidade para os cidadãos de sua cidade. Isso envolve não apenas os indivíduos que processam as chamadas de emergência dentro de uma Central de Operações, mas também toda a equipe de administração da Central. “O certificado mostra nossa eficácia, tanto na triagem das ligações quanto no atendimento ao munícipe por meio do telefone 192”, afirmou Kajimoto.