PAI Vila Jacuí promove reencontros e valoriza identidade de idosos

Arraial do Programa de Acompanhante de Idosos reúne velhos amigos e restabelece convívio social

Por Vanessa Santos

Promover encontros entre as pessoas. Este é um dos benefícios propiciados pelo Programa Acompanhante de Idosos (PAI). O programa também melhora a situação de saúde dessa população, por meio de cuidados, e desenvolve diversas atividades de integração que ajudam na autonomia e saúde do idoso. Foi num clima bem animado, com direito a camisa xadrez, calça jeans, vestido rendado, chapéu de palha e muita música caipira, que a equipe do PAI da UBS Vila Jacuí promoveu seu arraial na última quarta-feira (1/07), no salão da Paróquia Santa Luzia.

De acordo com Ana Paula Moreira, supervisora do equipamento e assistente social, a iniciativa de realização de atividades recreativas é auxiliar no restabelecimento, socialização e promoção de lazer entre idosos. “A maior parte deles [idosos], pela restrição de mobilidade que possui, fica isolada e o convívio acaba sendo com a própria família. Procuramos fazer atividades em datas comemorativas, não só por organização, mas pensando na questão cognitiva, de estimular a memória e também pensando na questão dos encontros”, afirma a supervisora.

‘É difícil eu ir a festas’

Um dos exemplos do que diz Ana Paula é o caso das amigas Rosinha de Abreu Monteiro, de 85 anos, e Maria Lúcia Ramos, de 68. Elas se conheceram quando Rosinha ainda trabalhava como vendendo verduras na rua. Maria Lúcia era sua freguesa. O reencontro foi bem emocionante. Feliz, Rosinha disse ser difícil definir o que mais gostou na festa. “Está linda, eu estou gostando de tudo e é difícil eu ir a festas”, completou. Maria Lúcia, assídua frequentadora das confraternizações, confirma o bem promovido por essas atividades.

Márcio Martins dos Reis ,auxiliar administrativo do PAI Vila Jacuí, frisa a ajuda mútua que marca a realização das práticas de lazer. “A maioria dos idosos não têm renda, então, para proporcionar esse momento de lazer juntamos todo o grupo de idosos e trabalhadores da UBS. Cada um traz algo para fazermos um café coletivo”, disse Reis.

Em razão da idade avançada e das dificuldades de locomoção de muitos pacientes, o PAI disponibiliza transporte para os idosos. “Pouquíssimos convidados vieram sozinhos. Dona Júlia tem 98 anos e, se a gente não fosse buscar, ela não conseguiria vir. O programa conta com um carro e um motorista, mas também contamos com diversas parcerias”, disse Ana Paula.

Acompanhante do Idoso

Segundo a assistente social, o papel do acompanhante é oferecer apoio ao idoso para restabelecer a autonomia, ainda que parcial. “Por exemplo, o senhorJosé Lopes, que tem doença de Parkinson e mobilidade restrita, gosta muito de bananas. Porém, não conseguia ir à feira que fica atrás de sua casa. Então, ele delegava as compras das frutas para o filho, que nunca comprava a banana do jeito que ele gostava. Ele queria um acompanhante para ir à feira, e essa foi a primeira tarefa da acompanhante”, disse Ana Paula.

Outro objetivo do programa é estimular a memória da pessoa idosa por meio da lembrança de aspectos da vida, de sua história, para valorizar a sua identidade. “Com a dona Benedita, portadora de Alzheimer, é possível conversar por horas. Já a dona Joana, que está num estágio mais avançado da doença, costuma ficar quietinha”, exemplifica.

A promoção do encontro resgata também a dignidade na vida das pessoas. “Nesse trabalho conhecemos muitas histórias. A gente tem muito orgulho de participar da vida deles. São pessoas que a própria família, às vezes, negligenciam suas necessidades de ir ao médico, sair de casa, ter um convívio social. Nós estimulamos o cuidado, o convívio social, a qualidade de cada momento da vida”.

UBS é porta de entrada do Programa

O acesso ao programa é feito por meio da UBS. A pessoa deve estar vinculada a uma UBS, onde será avaliada e o encaminhada ao PAI. Os serviços são prestados por assistentes sociais, médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, que juntos definirão como será o atendimento.

Das 22 equipes do PAI que existem na cidade de São Paulo, duas estão na Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRSLeste), em São Miguel e Itaquera. Formado por 17 profissionais, entre janeiro e maio de 2015 o PAI Vila Jacuí acompanhou 100 idosos. O acompanhamento inclui consultas médicas, de enfermagem, encaminhamentos para consultas de especialidades e exames e acompanhamento social, entre outras necessidades.

Nos primeiros cinco meses de 2015, a equipe do PAI Vila Jacuí promoveu 3.307 visitas aos usuários e 700 consultas médicas. Embora o PAI de São Miguel esteja baseado na UBS Vila Jacuí, o programa atende a idosos das unidades de Vila Progresso, Sítio da Casa Pintada e Jardim das Camélias.