Região Norte promove confraternização entre agentes de zoonoses e soldados do Exército

Ato foi reconhecimento ao trabalho em parceria contra a dengue

Por Gleison Rocha, Raíssa Martins e Talita Coutinho

Fotos: Edson Hatakeyama

Nesta quinta-feira (2) a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSNorte) promoveu uma confraternização entre os agentes de zoonoses e os soldados do Exército que participaram do combate ao mosquito da dengue.Cerca de 600 pessoas estiveram presentes. Entre elas, o secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr., o coordenador regional de saúde Norte Alberto Alves Oliveira, o General de Brigada Combatente Riyuzo Ikeda,Alessandro Aparecido Giangola, coordenador das ações de combate ao aedes,representando a Covisa, e o coronel do Exército Fernando da Silva Magalhães. A confraternização ocorreu no Auditório da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), em Santana.

Filippi agradeceu a contribuição de todos:“Agradeço a nossa equipe dos profissionais da saúde, os agentes de zoonoses, os supervisores, médicos e enfermeiros. Em especial quero me dirigir aos soldados, dizendo que estamos orgulhosos, estamos agradecendo a disposição, determinação e a generosidade de vocês".

No período de 23 de abril a 29 de maio 50 soldados, unidos aos agentes de zoonoses, visitaram 56.339 residências da zona Norte para orientar a população sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A atuação dos soldados ocorreu em bairros onde houve resistência dos moradores em permitir a entrada dos agentes e regiões com casos confirmados da doença.

Planejamento

Oliveira falou sobre o planejamento da operação conjunta com o Exército para auxiliar nas visitas às residências. O coordenador ressaltou a diferença que a ajuda proporcionou: “A força tarefa teve uma abrangência significativa. Em alguns lugares, as pessoas já estavam nos esperando para realizar o trabalho. Os números mostram o resultado do trabalho. O fato de terem trabalhados juntos foi uma parceria que deu um bom resultado".

Ikeda frisou a confiança da população em relação ao Exército:“Mais uma vez quero destacar a mão amiga do Exército indo ao encontro das necessidades da sociedade. Estamos em condições e dispostos a apoiar outras oportunidades;afinal, todos nós pertencemos a esta sociedade”. Ele destacou também a confiança e a responsabilidade dos soldados e a oportunidade de vê-los percorrer as ruas em equipe com os agentes. “Parabéns pela participação correta no combate à dengue", completou.

Fernanda de Almeida Santos, bióloga da Suvis Santana, elogiou a parceria entre Exército e Prefeitura. "O resultado foi interessante. As equipes tiveram mais facilidade para entrar nas casas, pois um grande problema é a recusa dos agentes adentrarem na residência. Nossa produção em uma semana foi quase equivalente ao que é produzido em um mês”, disse. Todos os presentes receberam broches do SUS.

O agente de zoonoses Paulo Henrique, da Supervisão Técnica de Saúde da Freguesia do Ó, ressaltou a diferença que os soldados fizeram para as visitas às residências, “Foi bem diferente porque, com eles, as pessoas deixavam a gente entrar. Nós conseguimos atender bem mais a população do que indo sozinhos, porque tem muita recusa”, afirmou.

Também participaram da confraternização o subprefeito da região Casa verde/Cachoeirinha Luiz Fernando Queimadelos Gomez e o subprefeito da região de Santana/Tucuruvi, Carlos Roberto Candella, além dos supervisores de saúde da região.