Prefeitura no Bairro chega a Guaianases

Programa intensifica orientações e encaminhamento dos serviços de saúde

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) e Supervisão de Guaianases estiveram, nessa segunda-feira (29), na abertura da “Prefeitura no Bairro”, que até o dia 8 de julho intensificará a oferta de serviços integrados à população do distrito. A 13ª edição do programa, aberta pela vice-prefeita Nádia Campeão, durante dez dias contará com o envolvimento de todas as secretarias municipais. Os trabalhos serão divididos em duas etapas. A primeira semana, de esforços concentrados do Governo; a segunda, de ações combinadas da subprefeitura com o governo local.

O objetivo é intensificar as iniciativas de zeladoria na região, com foco em operações cata-bagulho e tapa-buraco, limpeza de córregos e bocas de lobo, podas de árvores e manutenção de áreas verdes. Os serviços de zeladoria serão realizados em aproximadamente 80 vias nos bairros da Vila Minerva e Jardim Aurora.

Tendas

Nas tendas instaladas na Rua Belmiro Valverde, 218 (em frente ao Mercadão de Guaianases), a população recebe orientações de diversas áreas da administração pública municipal. Profissionais de saúde, organizados em 5 tendas, orientam e encaminham a população. Os temas são variados: saúde do idoso, doenças sexualmente transmissíveis no trailer do CTA, alimentação saudável, Centro de Atenção Psicossocial, reabilitação, práticas Integrativas, animais sinantrópicos (abelhas, vespas, aranhas, formigasetc) e outras ações de vigilância em saúde. Há também uma equipe de Ouvidoria para registro de reclamações, sugestões e informações. Há também divulgação do trabalho do Conselho Gestor.

Até esta terça-feira (30), o Ônibus Lilás – unidade móvel de atendimento – estará em Guaianases ofertando às mulheres atendimento emergencial e preventivo. Com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e primeiro atendimento, o veículo, que integra a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, faz orientações sobre defesa dos direitos e atendimento humanizado.

Durante os dez dias de programação, que conta com o envolvimento da Saúde e outras nove pastas municipais, estão previstas ações de desratização, melhoria na iluminação pública, limpeza de pontos de descarte irregular de entulho e instalação de sinalização de trânsito.