Secretaria realiza 18ª Conferência Municipal de Saúde no Palácio de Convenções do Anhembi

Etapa municipal precede a estadual e a nacional, que serão realizadas de 1º a 4 dezembro

Por Keyla Santos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizarão na próxima segunda-feira (22/6), a partir das 19h, no Palácio de Convenções Anhembi, a 18ª Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. A etapa municipal, que se encerra no dia 24, precede a estadual e a nacional, que serão realizadas de 1º a 4 dezembro.

Para o secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr., esse é um momento importante para o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de São Paulo. Contar com a participação social para discutir políticas públicas de saúde e assim tornar o SUS cada vez mais forte é uma missão diária. “A discussão, o debate e o aprofundamento dos temas tratados nas pré-conferências, e que serão abordados na 18ª Conferência Municipal de Saúde, são resultado da contribuição e participação popular, com o objetivo de aperfeiçoar a política pública de saúde em nossa cidade. Nossa sociedade é participativa e deseja de fato garantir um sistema de saúde que traga bem-estar e qualidade de vida. E um dos caminhos é esse. É escutando os representantes dos usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços que podemos fortalecer o SUS”, disse Filippi.


Conferência terá oito eixos

Promovida a cada dois anos, a Conferência Municipal de Saúde possui oito eixos temáticos norteadores: Direito à saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação do SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Em 2015 houve alterações no regimento. Por isso foram eleitos nas pré-conferências 50% do número de delegados para os segmentos de usuários, trabalhadores de saúde, gestores e prestadores de serviços. Os outros 50% serão eleitos nas plenárias específicas por segmentos. Nesta edição não haverá plenária específica para deficientes.