Hospital Cachoeirinha promove palestra sobre retinopatia da prematuridade

Atividade abordará formas de diagnóstico da doença

A palestra abordará as formas de saber como diagnosticar a retinopatia no recém-nascido, os fatores de risco e como acompanhar o paciente

 

Por Adriana Peres
Foto: Josi Botelho

Nesta sexta-feira (22/5), o Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha (HMEC) “Doutor Mário de Moraes Altenfelder Silva” promoverá a Palestra “Retinopatia da Prematuridade”, com Thiago Martins, médico oftalmologista do HMEC. O público-alvo é constituído de médicos e médicos residentes da rede pública municipal.

A palestra abordará as formas de saber como diagnosticar essa complicação no recém-nascido, quais os fatores de risco e como acompanhar o paciente. “A retinopatia é uma doença que atinge bebês prematuros (menos de 36 semanas) e com baixo peso (menor do que 1.500 gramas). É um crescimento desorganizado dos vasos que suprem a retina, podendo levar à perda da visão da criança. A incidência da doença aumentou devido à evolução da tecnologia que permitiu a sobrevivência de bebês cada vez menores. O diagnóstico e tratamento precoces são importantes para evitar a cegueira nessas crianças”, afirmou Martins.

A Maternidade Cachoeirinha segue as orientações do Ministério da Saúde, que determina a realização do teste do reflexo vermelho. Este exame é realizado em todos os bebês. Aqueles que apresentam caso suspeito são encaminhados para serem diagnosticados e tratados pelo oftalmologista.


O HMEC é o maior Serviço de Endoscopia Ginecológica da rede municipal, sendo o hospital que mais realiza cirurgias laparoscópicas dentro da rede pública municipal

 

Cirurgias

Nesta quarta-feira (20/5), o HMEC recebeu a visita do Professor Luca Mencagia – Presidente da Sociedade Italiana de Endoscopia Ginecológica. Ele veio realizar duas cirurgias demonstrativas e conhecer o serviço do hospital. Atualmente, o HMEC é o maior Serviço de Endoscopia Ginecológica da rede municipal, sendo o hospital que mais realiza cirurgias laparoscópicas dentro da rede pública municipal. Este desenvolvimento foi possível com o apoio da Secretaria Municipal de saúde e da diretoria do hospital.