Itaim paulista intensifica campanha de prevenção ao câncer de colo de útero

Neste sábado unidades estarão abertas, entre 8h às 16h, para a realização de coleta de Papanicolau

Por Cecília Figueiredo

No próximo sábado (23/5), 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Supervisão Técnica de Saúde do Itaim Paulista intensificarão, das 8h às 16h, a Campanha de prevenção do Câncer de Colo de Útero.

As UBS realizarão coleta de Papanicolau, com posterior agendamento de consulta médica, para pessoas que tenham tido alteração no resultado do exame. Não é necessário o prévio agendamento. Graças á intensificação das campanhas de prevenção e à atuação das equipes de ESF, entre outubro de 2014 e março deste ano foram identificados 17 casos que estão em tratamento.

O exame de prevenção ao câncer de colo de útero é importante e deve ser feito periodicamente, por meio da coleta de Papanicolau na UBS mais próxima da residência.

Exame preventivo

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano - HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou) e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Este é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que, na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, localizada.