SAMU-SP ajuda na coleta de leite humano

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência visita doadoras semanalmente. Cada litro doado aos Bancos de Leite Humano pode atender até dez recém-nascidos

A mãe do Théo, de 36 dias, Susy Reyes da Silva, também ajuda a salvar vidas, em média, doa 500 ml de leite por semana

 

Por Keyla Santos
Fotos: Edson Hatakeyama

Doar leite materno é mais do que repassar para outro bebê o alimento excedente. Trata-se de um ato que ajuda na recuperação de crianças prematuras ou doentes, internadas nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais de unidades como a do Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha (zona Norte). Nesta terça-feira (19/5) é comemorado do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, mas a ação desenvolvida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-SP) na coleta é constante. Junto com as doadoras, o trabalho ajuda a salvar vidas.

Para ajudar a coletar o leite das doadoras externas o SAMU–SP disponibiliza uma ambulância e um motorista. Junto com uma auxiliar de enfermagem eles visitam semanalmente as doadoras, recolhem frascos com o leite congelado que foi armazenado ao longo da semana e deixam novos frascos de vidros esterilizados. O SAMU também presta o mesmo serviço para o Hospital Estadual e Maternidade Leonor Mendes de Barros.


'Me sinto super satisfeita de saber que estou ajudando outras criancinhas, outras mães que não têm o leite necessário', disse Andressa

 

Andressa Santos Silva, doadora de leite e mãe do pequeno Davi de um mês e meio, compartilha o excedente desde a segunda semana de vida do filho. “Me sinto super satisfeita de saber que estou ajudando outras criancinhas, outras mães que não têm o leite necessário”, disse. Em média, Andressa doa um litro e meio de leite por semana.

A mãe do Théo, de 36 dias, Susy Reyes da Silva, também ajuda a salvar vidas. “Acho muito importante a doação. Acho bonito. Já que está sobrando, por quê não ajudar outras crianças?”, comentou Susy que, em média, doa 500 ml de leite por semana.

Vivianne Elias da Silva, enfermeira responsável pelo banco de leite do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, disse que apesar das doações o volume de leite arrecadado está baixo para suprir as necessidades dos prematuros. “Precisamos de bastante doação. Nossa necessidade para suprir todos os bebês prematuros é de cerca de 120 litros por mês. Atualmente, somando a coleta externa com a coleta das mãezinhas daqui, a gente está com 40 litros por mês. Está muito abaixo. Nosso estoque está precisando ser aumentado”, afirmou a enfermeira.

Doe leite e salve vidas

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), cada litro de leite doado nos Bancos de Leite Humano pode atender até dez recém-nascidos, dependendo da necessidade. Além disso, o leite materno oferece proteção a doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de reduzir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o leite materno é capaz de reduzir em 13% mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. O simples ato de amamentar oferece aos bebês proteção contra diarreia, infecções respiratórias e alergias.

Quem pode doar?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

De acordo com a enfermeira Vivianne, é necessário que a interessada faça um cadastro no banco de leite, colha sangue para um exame de sorologia e que não seja usuária de álcool e drogas. O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, a fim de garantir a saúde da criança.


O leite doado passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, a fim de garantir a saúde da criança

 

Você sabia?

- Segundo o Ministério da Saúde, a produção do leite depende do esvaziamento da mama. Por isso, quanto mais a mulher amamenta ou esvazia as mamas mais leite ela produz.
- Todo leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança.
- Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.
- 1 litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.
- Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a sua doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.