São Paulo recebe I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia

Mais de 500 unidades oferecem várias modalidades das práticas integrativas e complementares em saúde que envolvem, semanalmente, cerca de 1.600 instrutores e 60.000 usuários do SUS

Atualizado em 20/05/2015

Por Keyla Santos

A cidade de São Paulo recebeu o I Simpósio de Plantas Medicinais e Fitoterapia que reuniu, aproximadamente, 500 pessoas no sábado (16/5), no auditório da Universidade Paulista (Unip), campus Vergueiro. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz (UMAPAZ), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo do encontro foi propiciar o encontro de ex-alunos dos cursos de plantas medicinais e fitoterapia em parceria com as duas secretarias.

Para Emílio Telesi, responsável pela área técnica de Medicinas Tradicionais e Práticas Integrativas em Saúde, é preciso incorporar e difundir as práticas integrativas e complementares em Saúde (PICS), pois elas promovem a saúde e a integração com outros saberes. “Sem a integração entre os valores tradicionais e a medicina ocidental moderna, não será possível a renovação das estratégias para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS), acolher, humanizar, produzir saúde e prevenir doenças”, disse.

A área trabalha junto com os demais serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e atende todas as faixas etárias. As áreas mais próximas são Saúde Mental, Saúde do Idoso, Saúde do Adulto, Cultura e Paz, Saúde da Pessoa com Deficiência e Programa Ambientes Verdes e Saudáveis. Desde setembro de 2014 estão sendo realizados cursos para formar multiplicadores em Plantas Medicinais, nas 26 Supervisões Técnicas de Saúde (STS) que contou com a participação de 24 profissionais.

Essa área existe há 12 anos e vem crescendo ano a ano, tanto em número de profissionais de saúde com formação, quanto em número de unidades de saúde com as PICS. No caso das práticas corporais, vale destacar que mais de 500 unidades da SMS oferecem várias modalidades das práticas integrativas e complementares em saúde como Lian Gong, Tai Chi Pai Lin, Meditação, Dança Circular, Yoga, Xiang Gong, Caminhada e Alongamento. Estão envolvidos semanalmente cerca de 1.600 instrutores e 60.000 usuários do SUS.



Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

- Incorporar e implementar as Práticas Integrativas e Complementares no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde.
- Contribuir para o aumento da resolubilidade do Sistema e ampliação do acesso à PNPIC, garantindo qualidade, eficácia, eficiência e segurança no uso.
- Promover a racionalização das ações de saúde, estimulando alternativas inovadoras e socialmente contributivas ao desenvolvimento sustentável de comunidades.
- Estimular as ações referentes ao controle/participação social, promovendo o envolvimento responsável e continuado dos usuários, gestores e trabalhadores nas diferentes instâncias de efetivação das políticas de saúde.
Saiba mais aqui