Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Sexta-feira, 2 de Julho de 2010 | Horário: 17:19

Hospital Municipal Cidade Tiradentes faz três anos nesta sexta

Cidade Tiradentes é o primeiro hospital municipal do País a obter o Certificado de Acreditação – Nível 2; agora caminha para obter o Nível 3

O reconhecimento da excelência chegou em novembro de 2009, com o Certificado de Acreditado Pleno – Nível 2 concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como resultado da busca constante pela qualidade em todos os serviços prestados aos usuários.

Fundado em 1º de julho de 2007, o Cidade Tiradentes realiza, em média, 20 mil atendimentos mensais. Além dos 520 mil moradores da microrregião de Cidade Tiradentes/Guaianases, a população de bairros e cidades vizinhas é beneficiada pela excelência no atendimento prestado pela unidade. Os números, aliás, comprovam a importância e a grandeza do hospital para essa comunidade, até então carente de assistência médica. Da inauguração até o fim de maio, foram realizados pouco mais de 660 mil atendimentos, mais de 34 mil internações, mais de 11.900 cirurgias e cerca de 8.200 partos.

Hospital geral que atende casos de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia; Cirurgia Geral, Ortopedia, Traumatologia e Psiquiatria, o Cidade Tiradentes também se destaca pelas inovações tecnológicas adotadas na unidade, que garantem um atendimento de qualidade ao paciente, sem deixar de lado a humanização no tratamento. Para se ter uma ideia, desde julho do ano passado, o Setor de Engenharia Clínica da unidade conta com um laboratório de calibração interna de equipamentos hospitalares, método que garante economia, segurança e agilidade nos processos e que é utilizado em poucas instituições de saúde do País.

Conheça algumas ações do Cidade Tiradentes que intensificam a humanização:

- Saúde mental: Com espaço arrojado e acolhedor, a unidade tem horta e conta com terapia ocupacional e atividades corporais e sociais, que visam estimular e desenvolver as capacidades dos pacientes preservando sua individualidade e favorecendo sua reinserção na realidade social, com autonomia e bem-estar.

- Parto humanizado: Na tentativa de aliviar a tensão das gestantes, algumas técnicas são utilizadas antes do parto. A dilatação do colo do útero é estimulada em exercícios com bola ou cavalinho. Os banhos quentes são oferecidos para relaxar. O contato entre mãe e filho é estimulado desde o nascimento. Depois do parto, a paciente já pode oferecer o colo para o filho e, durante todo o internamento, até mesmo à noite, as crianças ficam com as mães no alojamento conjunto.

- Brinquedoteca: buscando confortar as crianças internadas na instituição, foi criado o “Espaço Cultural”, também chamado de “Brinquedoteca”. Graças a uma parceria com a Kibon, da empresa Unilever, as crianças internadas na Enfermaria da unidade podem usufruir de um espaço cheio de brinquedos, jogos, entretenimento e alto-astral. O espaço ajuda a promover o bem-estar físico, psíquico e social dentro do hospital, além de diminuir os efeitos da doença e do tratamento.

- Acessibilidade: Todos os setores foram projetados para acolher pacientes com necessidades especiais. Placas de informação em Braile e pisos em alto relevo, com textura e volumetria, foram instaladas em todos os andares para atender os deficientes visuais. Rampas e banheiros com barras de apoio e piso antiderrapante garantem a segurança e o acesso dos idosos e cadeirantes, assim como camas especiais com estrutura suficiente para atender pessoas muito acima do peso. No anfiteatro, com capacidade para 180 lugares, há espaços para cadeirantes e poltronas para obesos, maiores e reforçadas.

- Horário estendido de visita: Desde fevereiro de 2009, o horário de visitas aos pacientes internados na enfermaria, antes limitado das 14 às 15 horas, foi estendido. Hoje as visitas são liberadas das 11 às 20 horas.

- Datas Comemorativas: Dia das Mães, Dia da Criança, Páscoa, Natal, entre outras datas, são comemoradas com os pacientes internados. Especialmente as crianças são presenteadas.

- Eventos: Periodicamente, o auditório do hospital recebe colaboradores, pacientes, acompanhantes e pessoas da comunidade para participarem de atividades socioeducativas, tais como: apresentações teatrais, palestras, cursos, seminários, entre outros.

collections
Galeria de imagens