UBS Mata Virgem realiza Dia D de Combate à Dengue

Profissionais da unidade, com o apoio da SUVIS Cidade Ademar, foram às ruas orientar população sobre melhor forma de se prevenir da doença


A enfermeira Michelle Santos, conversa sobre a dengue com a manicure Sandra Santos


Por Felipe Aires


Para combater a dengue, 25 agentes de saúde, três auxiliares de enfermagem e dois enfermeiros da UBS Mata Virgem, em Pedreira, promoveram um grande mutirão pelas ruas do bairro no dia 13 de abril.

Com o auxílio de três carros de som, os profissionais se dividiram em seis grupos e foram bater nas casas localizadas nos arredores da unidade.

“Essa ideia do Dia D de Combate à Dengue foi dada pelo Conselho Gestor, em uma reunião que tivemos. Decidimos fazer algo que chamasse a atenção da população e nosso foco foi todo voltado para a prevenção. Preparamos uma espécie de check-list a ser feito nos domicílios que já tiveram algum infectado pela dengue. A ideia é verificar onde têm focos do mosquito”, declarou Regiane Carla de Deus, gerente da UBS.

“Preparamos uma ação focada na luta contra a dengue desde a larva do mosquito. Nosso trabalho é exclusivamente de orientação e prevenção exatamente para evitarmos novos casos. Vivemos um período de aumento dos casos e a Estratégia da Saúde da Família é preparada para fazer uma intensificação no combate à dengue”, afirmou Michelle Santos, enfermeira da unidade.

Em uma das visitas feita pela equipe, a manicure Sandra Santos recebeu muitos elogios de Michelle. “Olha, dá para perceber claramente que a Sandra é uma aliada no combate à dengue. Ela faz tudo direitinho na casa dela”.

A moradora afirma que faz sua parte durante todo o ano e não só no período de surto. “Minha luta é o ano todo contra esse mosquito e acho o trabalho feito pela equipe da UBS de extrema importância e interessante, pois, mesmo com toda a informação que a TV passa para a população, ainda assim, as pessoas não levam a sério e não fazem a própria parte. É por causa desse tipo de atitude que o vizinho acaba contraindo a doença”. Mostrando estar por dentro das informações do mosquito Aedes aegypti, a manicure completou: “É bom que se lembre que esse mosquitinho transmite não apenas a dengue, como, também, a chikungunya”.

Tenda de animais sinantrópicos

Além da visita porta a porta, outra ação preparada pela unidade foi uma tenda com animais sinantrópicos, para orientar a população de forma educativa sobre como prevenir estes animais que não queremos na nossa casa.

“Trouxemos a parte visual, que é muito importante, e acreditamos muito nela para que os profissionais possam explicar para os moradores como que cada animal pode prejudicar e transmitir doenças”, explicou Cristiane do Amaral, gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do território.

Sobre a dengue, Cristiane emendou: “Temos que ter a consciência que o lixo prejudica o coletivo e, para combater esse surto de dengue, temos que nos unir, prevenir e agir”.