Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Quinta-feira, 10 de Junho de 2010 | Horário: 18:25

Sábado é dia de gotinha

Primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite deve imunizar, no mínimo, 95% dos menores de cinco anos, no município de São Paulo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) comunica que, neste sábado (12/6), realizará a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2010. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser imunizadas, indiscriminadamente, pois a meta é proteger, no mínimo, em cada etapa da campanha, 95% do total de 891.935 menores da cidade.

No sábado, Unidades Básicas de Saúde (UBS), estabelecimentos de ensino (escolas, faculdades, creches, etc.), terminais de ônibus, mercados, estações de metrô, shoppings, farmácias e drogarias funcionarão, das 8 às 17 horas. Na ocasião, os pais deverão aproveitar a oportunidade para atualizar a carteira de vacinação das crianças, inclusive para as que ainda não foram imunizadas contra a gripe A (H1N1). A relação dos locais de vacinação pode ser consultada pela Central 156 ou pelo sitewww.prefeitura.sp.gov.br/covisa

Este é o 21º ano sem a doença no Brasil, e o 31º de campanhas nacionais. O País não tem registro de casos de poliomielite desde 1989, porém a vigilância deve ser contínua, haja vista o risco de reintrodução dos poliovírus selvagens no Brasil, em razão dos casos importados provenientes de países em que a doença é endêmica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 26 países ainda registram casos de poliomielite, sendo quatro deles endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Em razão disso, a OMS recomenda que todos os países livres da doença se mantenham em vigilância, para detectar rapidamente casos de Paralisia Flácida Aguda (PFA) e possíveis importações do vírus causador da poliomielite.

Poliomielite

A poliomielite é uma doença viral aguda em que 99% dos casos podem apresentar-se sem sintomatologia e aproximadamente 1% desenvolve a forma paralítica. Febre, mal-estar, cefaléia, distúrbio gastrintestinal e rigidez de nuca, acompanhada ou não de paralisia, fazem parte do quadro clínico.

collections
Galeria de imagens