Fóruns da região Sul promovem discussões sobre área técnica de Saúde Mental

Foram compartilhadas experiências positivas desenvolvidas em 2014 e planejamento de ações para 2015

O Fórum de Saúde Mental da Coordenadoria Sul destacou os projetos implantados em 2014

Por Bruna Zanlorenzi

Como forma de articular a rede intersetorial no que se refere às discussões sobre saúde mental, a região Sul promoveu, na última semana, dois fóruns temáticos. Eles foram organizados pela Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro, no dia 11, e pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), no dia 12.

O fórum da Supervisão Técnica de Saúde de Capela do Socorro ocorreu na Escola Municipal de Saúde Regional Sul. Em sua apresentação, o psiquiatra André Alberto Fonseca fez um relato sobre o trabalho que vem desenvolvendo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) República, Jardim Mirna, Jardim Novo Horizonte e Jardim Castro Alves, todas da Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro.

Fonseca explicou a estratégia de cuidado em Saúde Mental que desempenha, denominada Suporte Especializado. “Esta estratégia tem a responsabilidade sobre as pessoas, procedimentos e ações. Possui maior capacidade de atendimento, respeita o princípio de equidade do SUS e tende a zerar a necessidade de regulação com vaga de especialista”, afirmou.

Dr André Alberto falou sobre o trabalho que realiza nas unidades de Capela do Socorro

No dia 12 de dezembro foi a vez do Fórum de Saúde Mental promovido pela Coordenadoria Regional de Saúde Sul (CRS Sul), que aconteceu na UNISA – Universidade de Santo Amaro.

Irene Gerassi, Assessora Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da CRS Sul, fez avaliação dos eixos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) implantados na região. Também foram levantados todos os assuntos dos Fóruns de Saúde Mental que a Coordenadoria promoveu desde setembro de 2013.

Em seguida, cada Interlocutora das cinco Supervisões Técnicas de Saúde da CRS Sul falou sobre as práticas desenvolvidas no território em 2014. Para finalizar, todos foram convidados a participar de uma aula de Zumba, ritmo que mistura movimentos de dança e ginástica.