Campanha Fique Sabendo faz 308 testagens na região Leste e detecta sete casos de HIV

Foram distribuídos mais de 72 mil preservativos e 500 pessoas receberam orientações

 

As ações fortalecem a campanha #PartiuTeste, lançada pelo Ministério da Saúde este ano, visando a facilitar o acesso ao diagnóstico rápido, tratamento e prevenção

 

Por Cecília Figueiredo

A Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS Leste) realizou em quatro dias, durante eventos de rua da Campanha Fique Sabendo, 308 testes rápidos de fluido oral, distribuiu 72.160 preservativos e orientou cerca de 500 pessoas sobre os cuidados na prevenção ao HIV. A ação possibilitou a identificação de sete casos de portadores do vírus do HIV.

Em duas atividades realizadas nos últimos dias 5 e 12 com o trailer do Fique Sabendo, respectivamente no Parque do Carmo e no Itaim Paulista, além de orientações e encaminhamentos a equipe identificou quatro amostras reagentes para HIV. Duas outras identificações ocorreram no Terminal Rodoviário de São Mateus e a sétima no Terminal Rodoviário de São Miguel Paulista.

A escolha das regiões foi elogiada pela equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) devido à forte vulnerabilidade e ao número de casos positivos captados na ação. De acordo com a CRSL, as regiões escolhidas para fixar o trailer da campanha ocorreram por causa da alta vulnerabilidade às DSTs.

Profissionais das supervisões de saúde contribuíram nas programações da CRSL, em Itaquera e Itaim Paulista, e realizaram atividades naquelas comunidades. As ações fortalecem a campanha #PartiuTeste, lançada pelo Ministério da Saúde este ano, visando a facilitar o acesso ao diagnóstico rápido, tratamento e prevenção. A oferta de teste, orientação e prevenção são parte da rotina dos serviços de saúde e em ações externas.