Artesanato vira remédio contra depressão

UBS Jardim Cidade Pirituba tem oficinas para pacientes com problemas emocionais

'O artesanato é uma forma de tratamento terapêutico e estímulo ao convívio humano', explica Sandra Herbst, responsável pelos grupos na unidade

 

Por Gleison Rocha Souza

Artesanato pode ajudar a combater depressão. É o que prova a experiência do Grupo Geração de Rendas, da UBS Jd. Cidade Pirituba, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte). A unidade estimula portadores de doenças emocionais a participar de oficinas de artesanato, além de realizar tratamento médico. As atividades ocorrem às segundas-feiras, das 14 às 17 horas.

O Geração de Rendas, destinado a pacientes e moradores do entorno da UBS, iniciou seu trabalho realizando atividades relacionadas com crochê e tricô. Atualmente também promove grupos de pintura em tecidos.

Em datas comemorativas como Carnaval, Páscoa e Natal, os usuários são convidados a produzir peças específicas para cada ocasião. “Procuramos sempre utilizar materiais doados, que podem servir de estímulo à reciclagem em geral e também ajudam a reduzir o valor gasto em cada produto final”, afirma Sandra Herbst, responsável pelos grupos na unidade.

Atualmente, o grupo é formado por 15 pessoas com idades bem diversificada. Além de adolescentes, há pessoas com idades que variam dos 40 aos 80 anos. Todas as atividades são estruturadas para estimular a concentração, o convívio social e a distração. Elas também auxiliam no tratamento médico, servindo como coadjuvantes para diminuir crises de depressão e sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A dona de casa Aguimar Araújo, de 67 anos, é uma das beneficiadas. “Para mim é uma benção participar do grupo, pois aprendo diferentes artesanatos, além de conhecer novas pessoas e ter momentos de descontração”, afirma.

“O artesanato é uma forma de tratamento terapêutico e estímulo ao convívio humano”, explica Sandra. “Todas as nossas oficinas têm como objetivo uma terapia comunitária e visam agregar valores de prevenção e controle de doenças em geral”, complementa.