Seminário debate novas tecnologias na saúde

Evento marcou 10 anos da implementação do sistema Siga Saúde no município e discutiu a importância de novas tecnologias para a qualidade do SUS

'É importante que a Secretaria Municipal municie o usuário do sistema de saúde, para que ele perceba que avançando em tecnologia da informação é possível um atendimento com mais segurança, conforto e qualidade', disse Filippi

Por Beatriz Prado
Fotos Edson Hatakeyama

A adoção e aprimoramento do uso de novas tecnologias da informação para saúde foi tema de seminário realizado no Centro de Exposições Anhembi, nesta sexta-feira (12/12). Mediado pelo secretário adjunto da saúde, Dr. Paulo de Tarso Puccini, o evento contou com a participação da primeira-dama e coordenadora do Comitê Municipal de Telessaúde Ana Estela Haddad e do secretário municipal de Saúde José de Filippi Jr.

Também estiveram presentes Moacyr Esteves Persche, coordenador de projetos do Datasus Saúde; Marcio de Andrade Bellisomi, presidente da Prodam; Cristiano Cabral, Diretor da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e técnicos e coordenadores do município, que atuam no desenvolvimento de novas tecnologias.

Puccini abriu o evento citando a importância do seminário para a ampliação do acesso à informação no trabalho da gestão de saúde. “É muito importante discutir e debater em grupo e através de seminários, para que em conjunto o grupo de trabalho atue no desenvolvimento articulado de tecnologias unificadas”, destacou.

Dentro do Plano de Metas 2013-2016 para o município, Ana Estela destacou a importância do desenvolvimento do Prontuário Eletrônico, que permite a consulta do histórico do paciente matriculado na rede em diferentes unidades de saúde. “Para que o comitê de apoio ao diagnóstico solicite uma segunda opinião, é importante consultar informações vinculadas ao prontuário do paciente, e a Secretaria Municipal vem se aproximando da rede Telessaúde, que pode ser classificada com uma ação de articulação e ampliação do serviço público”, afirmou a primeira dama.

Para Filippi Jr., o acesso à informação é essencial para a melhora da gestão dos serviços de saúde. “É importante que a Secretaria Municipal municie o usuário do sistema de saúde, para que ele perceba que avançando em tecnologia da informação é possível um atendimento com mais segurança, conforto e qualidade. É evidente que temos outras questões relacionadas ao trânsito da informação, mas a melhora dos processos permite o aperfeiçoamento de tecnologias e dá ao gestor a capacidade de agir rapidamente”, destacou o secretário.

Ao comemorar 10 anos da implementação do sistema Siga Saúde, a administração destacou a importância de novas tecnologias e apresentou as realizações da Rede São Paulo Saudável, Biblioteca Virtual de Saúde, Comitê Municipal de Telessaúde. Em desenvolvimento, foram destacadas as experiências do Prontuário Eletrônico, em uso na UPA Campo Limpo e Unidade Básica de Saúde Jardim Edith, e o serviço de Busca Saúde, ferramenta de busca segmentada dos serviços municipais de saúde.

Siga Saúde

Implementado na rede municipal de saúde em 2004, o Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga) disponibiliza informação qualificada sobre o histórico do paciente em atendimento na rede municipal. O acesso disponibilizado nas unidades de atendimento em saúde do município permite a visualização do cadastro, atendimentos, agendamentos e consultas e exames realizados pelo paciente.

Desenvolvido em código livre, o aplicativo é cedido pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo para utilização em unidades gestoras de outras unidades administrativas, como a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, o município de Juíz de Fora, em Minas Gerais, e Camaçari, no estado da Bahia.