Secretaria ressalta importância de pesquisa sobre Saúde

Pesquisadores visitam domicílios e são identificados por crachá

Por Luciano Cavenagui

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continua em campo para concluir a terceira edição da pesquisa Inquérito Domiciliar de Saúde – 2014 (ISA-2014). O trabalho teve início em outubro e segue até janeiro com entrevistas em 4.121 domicílios na cidade. O objetivo é traçar um perfil da saúde do paulistano e o uso de serviços públicos.

Os 33 pesquisadores são da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e todos são identificados com crachás. Por segurança, o munícipe pode confirmar a identidade do pesquisador e outros dados solicitados pelo telefone 3397-2239.

“Esta pesquisa é muito importante para a definição de novas estratégias na gestão da saúde municipal. Por isso queremos contar com o apoio da população. Quando uma família não aceita responder aos questionamentos dos pesquisadores, precisamos escolher outra com o mesmo perfil para não interferir na amostra estatística. Isso dificulta o trabalho como um todo”, afirmou Margarida Maria Tenório Lira, responsável pela Coordenação de Epidemiologia e Informação (CEInfo) da secretaria.

Diabetes e hipertensão

Essa é a terceira edição do estudo, realizado anteriormente em 2003 e 2008. Nesses inquéritos foi constatada grande prevalência de diabetes e hipertensão, entre outros fatores. Como medida de enfrentamento dessas questões, foram intensificados programas de atividades físicas e realização periódica de exames em diversas unidades da Rede.

Dentro do programa Saúde na Escola, agentes de Saúde passaram a aferir regularmente as medidas dos alunos, com o objetivo de verificar a obesidade e alertar sobre alimentação saudável. Neste ano, em setembro, a secretaria também lançou a Linha de Cuidado de Sobrepeso e da Obesidade, intitulada “Saúde Muito Além da Mesa – Qualidade de Vida é a Melhor Dieta”. A linha articula as ações existentes na secretaria e foca a adoção de hábitos saudáveis, especialmente no que diz respeito à alimentação e prática de atividade física.