Região Sudeste promove Seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos e Enfrentamento à Violência contra Mulheres nos Serviços de Saúde

Evento é destinado a profissionais de saúde

Por Rosângela Rosendo

Para marcar as celebrações do Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher, a Coordenadoria Regional de Saúde Sudeste (CRS Sudeste) realizará, na próxima terça-feira (25/11), o Seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos e Enfrentamento à Violência contra Mulheres nos Serviços de Saúde. A atividade ocorrerá entre 9h e 17h, no Centro Universitário São Camilo, no Ipiranga. O evento pretende sensibilizar o público sobre o assunto e o acolhimento qualificado de vítimas de violência doméstica e sexual. Cerca de 100 profissionais de saúde da região deverão comparecer.

O seminário - iniciativa da CRS Sudeste e da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres - debaterá temas como políticas públicas de saúde da mulher, violência de gênero e o atendimento a vitimas na rede municipal de saúde, direitos sexuais e reprodutivos da mulher e organização de rede, entre outros aspectos.

Segundo a Karina Calife, coordenadora regional de Saúde Sudeste, os serviços de saúde são um espaço privilegiado de escuta e observação dos casos de violência contra a mulher. Ela frisa ainda a necessidade de que os profissionais que fazem o primeiro atendimento dessas usuárias, terem um olhar mais qualificado para o problema, que é de alta prevalência no município, no país e no mundo. “A violência contra a mulher é um evento de âmbito privado, que deve ser entendida como uma questão pública (saúde pública) e, como tal, precisa de intervenção social e de políticas públicas específicas e muito sensíveis”, destaca a coordenadora.

Serviço
Seminário Direitos Sexuais e Reprodutivos e Enfrentamento à Violência contra Mulheres nos Serviços de Saúde da CRS Sudeste

Data: Terça-feira, 25 de novembro, das 9h às 17h
Local: Centro Universitário São Camilo (pequeno auditório) – Avenida Nazaré, 1501, Ipiranga, São Paulo