Na UBS Parque da Lapa saúde rima com leitura

Projeto Livro na Rua incentiva troca e doação de livros

Por Daniele Rodrigues

“Um país se faz com homens e livros”. Esta frase, imortalizada pelo escritor Monteiro Lobato, está sendo levada à risca pelo pessoal da Unidade Básica de saúde (UBS) Parque da Lapa. Por meio do Projeto Livro na Rua – criado pela equipe verde, uma das que compõem a Estratégia Saúde da Família na UBS – foi montada uma biblioteca na unidade como forma de incentivar a leitura entre trabalhadores e usuários. Tudo começou com uma sugestão da equipe à Agente de Promoção Ambiental (APA) Ana Paula da Costa.

Para executar a proposta, a equipe contatou o Instituto Ciclos do Brasil, que tem um projeto, de mesmo nome, no Rio de Janeiro. Ele consiste na troca de livros em diversos pontos da cidade. O objetivo é melhorar o acesso à cultura e integrar as pessoas por meio dos livros.

O Projeto da UBS foi divulgado primeiro entre seus profissionais. A Agente Comunitária de Saúde Solange dos Santos Galdino, integrante da equipe que o idealizou, percebeu o potencial da ação ao encontrar na UBS todos os livros indicados pela escola que sua filha precisava ler.

Geladeira virou estante

Depois, a atividade foi propagada para os usuários, que doaram livros e revistas para aumentar o acervo. A Biblioteca da UBS Parque da Lapa funciona dentro de uma antiga geladeira pintada por usuários e trabalhadores da unidade.

No início, os usuários tinham receio de retirar as obras, apesar da placa que diz: “Pegue aqui um livro grátis”. Quando entenderam esse conceito, aderiram à ação. Tanto que a média de livros circulantes está em torno de 80 a 100 exemplares por mês.

Todos os volumes arrecadados passam por triagem. Os de pouca saída são repassados a outras instituições como o Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Infantil Lapa, Bibliotecas de ONGs, Albergues. Se estiverem sem condições de uso, são encaminhados para Cooperativas de Reciclagem.

Deborah Monnerat, gestora local do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e atual responsável do Projeto Livro na Rua, acredita que a unidade se tornou referência do bairro na coleta de livros.

A equipe da UBS também indica livros conforme as datas comemorativas. No dia dos namorados, selecionou alguns romances e deixou à disposição dos usuários da biblioteca. Para os funcionários há um espaço reservado na copa. Nele são colocados os “melhores da semana”, selecionados para sua leitura.

Para os pacientes, a atividade incentiva a leitura e não somente para eles, mas para outras gerações. É o caso de Rosa, que estimula a leitura de sua filha. “A leitura é importante para o aprendizado, porque minha filha está nessa fase e estar em redes sociais não vai acrescentar nada de bom a ela. Por isso, a gente acaba se interessando em ler”, diz.