Região Oeste receberá trailer da saúde no dia Mundial da luta contra a AIDS

Haverá testes de HIV e distribuição de camisinhas

Por Cristiane Guterres

A Coordenadoria Regional de Saúde Oeste (CRS Oeste) lançará, no próximo dia 1º de dezembro, uma mobilização pela prevenção e testagem do HIV. O evento - organizando com apoio da Subprefeitura da Lapa e da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), - coincide com o dia mundial de luta contra a AIDS. Durante a atividade, um trailer da Campanha Fique Sabendo será instalado no Ceagesp. Nele, equipes de profissionais da saúde atuarão nas ruas do bairro da Vila Leopoldina.

A escolha da região relaciona-se ao significativo número de pessoas em situação de rua e usuárias de drogas. Segundo pesquisa realizada em 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há aumento considerável do risco de contágio do HIV, por usuários de drogas licitas e ilícitas, devido à disseminação de práticas sexuais desprotegidas.

“Esta população é de grande vulnerabilidade, e nós precisamos alertá-la para a consciência do seu status sorológico e sobre a prevenção do HIV. O tratamento é fundamental para a melhoria da qualidade de vida do portador de HIV e para a diminuição da contaminação”, afirmou Reginaldo Bortolato, Assessor Técnico de DST/AIDS da CRS Oeste.

No trailer o público poderá realizar testagem para o HIV, retirar preservativos e receber todas as orientação sobre AIDS e doenças sexualmente transmissíveis (DST). Além do equipamento, a ação contará com 50 profissionais, entre Agentes Comunitários de Saúde, uma Equipe de Consultório na Rua da UBS Parque da Lapa e agentes de prevenção do SAE Lapa e do SAE Butantã. Eles distribuirão camisinhas e material de prevenção nas imediações do Ceagesp.

Prevenção e diagnóstico precoce

Desde 1987, o dia 1° de dezembro é lembrado como o dia Mundial da Luta contra o HIV. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde, como apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), como maneira de reforçar a solidariedade, a tolerância e abrir a mente das pessoas para a prevenção ao vírus HIV.

Uma das estratégias na luta contra o HIV é o diagnóstico precoce. Ele permite uma melhora substancial na qualidade de vida do portador do vírus, diminui as taxas de mortalidade por AIDS e atua como instrumento de prevenção.

A ação do dia primeiro de dezembro não é a única planejada pela CRS Oeste para a região. Está em fase de implantação um Centro de Atenção Psicossocial, um ponto de apoio do Programa De Braços Abertos e uma Unidade de Acolhimento - todos serviços destinados a atender usuários de álcool e drogas.

Serviço
Trailer Fique Sabendo

Dia 01/12 – Dia Mundial de Luta Contra a AIDS
Rua Gastão Vidigal, 1946 – Vila Leopoldina das 10h às 16h