Prefeitura determina que notificação de dengue e chikungunya seja em até 24 horas

Cidade registrou 27.721 casos confirmados neste ano, sendo 98,6% no primeiro semestre deste ano

 Por Beatriz Prado

O Prefeito Fernando Haddad e o Secretário de Saúde, José de Filippi Júnior, visitaram as instalações do Instituto Butantan, na manhã de terça-feira (18/11). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou duas novas estratégias para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue como também a febre chikungunya. A portaria 2.286/2014, de 5 de novembro deste ano, estabelece que os serviços públicos e privados de saúde devem realizar, em até 24 horas, a notificação compulsória dos casos suspeitos.

Durante a visita, Haddad e Filippi conheceram detalhes do processo de desenvolvimento da vacina de combate à dengue. Em fase de testes para posterior aprovação e disponibilização na rede de saúde, a vacina será aplicada em dose única, com início previsto para 2016/2017, para a população de todas as faixas etárias e apresentou eficácia de 85% de imunização, durante os primeiros testes realizados.

Com o registro de 27.721 confirmados em 2014, sendo 98,6% no primeiro semestre, a SMS publicou a portaria 2.286/2014 (05/11/14), que estabelece a notificação compulsória dos casos suspeitos no município. “Acredito que tivemos um problema de sub-notificação, por dificuldade de comunicação com os prestadores de serviço particular, além de casos de pessoas que desenvolveram os sintomas da dengue de modo mais leve e nem perceberam. É importante que o sistema de saúde privado notifique e assim possamos aperfeiçoar e realizar trabalhos de nebulização e prevenção, com uma informação muito mais atualizada”, explicou Filippi.

Para o prefeito, o combate à Dengue é questão de Estado e merece a concentração de esforços para a viabilização e oferta da vacina. “A Dengue é uma ameaça que pode atingir metade da população, por isso estamos muito preocupados com a proliferação da doença no município, e entendo que é primordial dar todo apoio ao Instituto Butantan para minimizar os entraves burocráticos, que atrasam a disponibilização da vacina”, afirmou Haddad.

Evitar o acúmulo de água em vasos de plantas, vedar as caixas d’água e outros pontos de acúmulo são medidas de prevenção. “Vamos entrar com uma campanha forte, antecipando a chegada do verão, para identificar e ajudar os agentes de zoonoses e contamos sempre com a participação da população, pois 60% dos criadouros são encontrados nos pratinhos de água para plantas”, informou o secretário.

Diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, explicou o processo de produção e aprovação da vacina e destacou a importância do desenvolvimento da pesquisa científica para a descoberta de novos produtos. “Vamos entrar na terceira fase de testes em fevereiro de 2014, com a aplicação da vacina em 15 mil voluntários em 15 centros qualificados em todo o Brasil. Com os resultados será possível calcular o grau de proteção da vacina. Com isso é importante o apoio da Gestão Pública, para o desenvolvimento de uma relação intermediária entre pesquisadores e indústria, para que os objetos de estudo se transformem em produtos de apoio para a população”, declarou Kalil.