Secretaria Municipal da Saúde

menu Menu do Site
Terça-feira, 18 de Novembro de 2014 | Horário: 14:15

Dez unidades de Guaianases organizam Semana da Consciência Negra

Haverá exibição de filme, exposições, leitura de poesia, grupos de orientações sobre doenças relacionadas à população negra, sensibilização em escolas e debates em oficinas terapêuticas

Por Cecília Figueiredo

Até sexta-feira (21/11) vários serviços de saúde de Guaianases promovem atividades de debate e reflexão para marcar o Dia da Consciência Negra e o aniversário de morte de Zumbi dos Palmares (20 de Novembro). Toda a programação é aberta ao público.

No CAPS Infantil II Guaianases haverá grupos e oficinas terapêuticas desenvolvidas com adolescentes e familiares, rodas de conversa, debates, produções gráficas e manifestações artísticas.

Já no CAPS AD, além de abordar a memória da data em rodas de conversas, a equipe do serviço promoverá esclarecimentos sobre os direitos dos usuários. O Grupo de Direitos Humanos e Cidadania do CAPS AD já inseriu a temática como rotina das abordagens, independente do mês de comemoração.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde promoverão palestras sobre anemia falciforme e outras doenças. Haverá sensibilização em escolas e reflexões a partir de poemas, além de exposições, oficina de trança africana, atividade física e passeio ao Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera.

Capoeira

Nesta segunda-feira (17/11), a UBS Primeiro de Outubro reuniu dezenas de pessoas para assistir e jogar capoeira. Foi uma aula adaptada da arte marcial para quem nunca praticou a modalidade. Também compareceram à atividade pessoas da terceira idade.

Durante a semana, usuários da UBS Primeiro de Outubro poderão visitar também a exposição “Ícones Negros” e assistir ao filme “Histórias Cruzadas”. Segundo Thiago Reis Marques, gerente da UBS Primeiro de Outubro, a programação tem por objetivo “promover saúde e reflexões sobre os avanços e desafios na questão racial”.


collections
Galeria de imagens