Beneficiários do Programa De Braços Abertos recebem medicamento 3 em 1

Secretaria distribuirá medicamento combinado em dose única para pessoas com HIV/aids cadastradas no “Programa De Braços Abertos”

A partir de hoje (17/11), cerca de 60 beneficiários do “Programa De Braços Abertos” passarão a receber o tratamento triplo em dose única. O remédio foi enviado pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde (MS) à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com o novo medicamento a SMS pretende reduzir o número de comprimidos que cada usuário toma e, assim, diminuir o número dos que interrompem o tratamento.

Atualmente, estas pessoas já recebem o tratamento supervisionado – estratégia para controle de dificuldades de adesão ao tratamento de doenças para aumentar as taxas de cura e diminuir o abandono – realizado pelo Programa Consultórios na Rua. “O medicamento 3 em 1 chega a São Paulo para somar-se às ações do Programa, o que facilitará ainda mais a adesão dessas pessoas ao tratamento”, afirma a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Dra. Eliana Battaggia Gutierrez.

O Consultório na Rua tem como objetivo abordar, acolher e inserir no Sistema Único de Saúde pessoas em situação de rua e alta vulnerabilidade, visando promoção, prevenção, tratamento e recuperação do indivíduo na sua integralidade.

Programa começou em janeiro

Destinado a dependentes de crack e moradores de rua da região da Luz, o programa da Prefeitura de São Paulo foi iniciado em janeiro. São oferecidas aos cadastrados vagas em oito hotéis da região central, três refeições diárias, participação em uma frente de trabalho, duas horas de capacitação e renda de R$ 15 por dia. Aos finais de semana, todos os beneficiários têm ainda a oportunidade de participar de oficinas de arte, música e cultura, além de aulas de esporte. Já foram realizados mais de 107 mil atendimentos de saúde aos dependentes químicos. No total, foram 4.692 atendimentos médicos aos usuários do programa e outros 5.659 realizados pelas equipes multidisciplinares