Ação “Bate Coração” ensina população a fazer massagem cardíaca

Equipes do SAMU e Centro de Treinamento em Emergência (CEJAM) realizam testes de glicemia, aferição de pressão e treinamento para estimulação torácica

Por Beatriz Prado

Principais causas de morte no país, de acordo com relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças cardíacas foram foco de ação preventiva realizada nesta quarta-feira (12/11) na Praça do Patriarca (Centro). As equipes do núcleo educacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Centro de Treinamento em Emergência (CEJAM) instalaram uma base para atendimento ao público. Também orientaram pedestres sobre a prática de massagem cardíaca, realizaram exames de glicemia, aferição de pressão arterial, e prestaram esclarecimentos sobre a importância do rápido atendimento para a prevenção da morte súbita.

Coordenadora do Núcleo Educacional do SAMU, Denise Santos Vilella dá dicas de como identificar um paciente em situação de parada cardiorrespiratória. “O primeiro passo é observar se a pessoa responde à tentativa de diálogo e como está a respiração. Na ausência de respostas, a orientação é para que a massagem torácica seja iniciada imediatamente e se estabeleça o contato com o SAMU através do telefone 192”, afirma.

O atendimento de emergência orienta o prestador de socorro ao telefone até a chegada da equipe médica no local. “A aplicação da massagem cardíaca deve ser ininterrupta, é primordial e aumenta a possibilidade de sobrevida do paciente de 70% a 80%”, diz Denise.

A vendedora Talita de Oliveira soube do evento através do pai e compareceu à Ação “Bate Coração” para participar das atividades. “Fiz exame de glicemia, aferi a pressão e aprendi a fazer a massagem cardíaca. É muito bom orientar como deve ser feita a massagem, é mais fácil do que eu imaginava, é rápido e agora posso ajudar a salvar uma vida”, afirma.

Cirlany Aparecida Moreira, enfermeira do Centro de Treinamento em Emergência (CEJAM) e responsável pela instrução de 130 pedestres que simularam a massagem cardíaca em bonecos disponibilizados na Praça, comenta a ação. “É o terceiro ano que realizamos o evento e a iniciativa é de suma importância, pois o básico, que pode ser feito por qualquer pessoa, faz toda diferença para o paciente”, disse.