Hortelã pode ser utilizada como planta medicinal

Grupo Plantando Saúde, da UBS Jardim Maracá, explica qual tipo pode ser usada para fins medicinais

Por Bruna Zanlorenzi

Na última terça-feira (28/10), o grupo Plantando Saúde, da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Maracá (Supervisão de Campo Limpo), promoveu mais um encontro para orientar a população sobre a utilização de plantas para fins medicinais. O encontro, realizado no Núcleo de Convivência do Idoso A Mão Branca, em Capão Redondo, abordou os benefícios da hortelã. Os usuários aprenderam que a planta possui várias espécies, mas que só a do tipo mentha piperita pode ser usada como planta medicinal.

Everton Rafael, agente de promoção ambiental da unidade, frisou que a hortelã “é uma planta perene, ou seja, dura muito tempo”. Já a farmacêutica Thalita Rigotti, falou sobre a farmacologia e a toxicidade. “O chá de hortelã é um tipo de remédio, pois alivia o mal-estar. Se estou com dor de estômago, tomo o chá de hortelã e ele alivia aquele desconforto”, afirmou.

Já a nutricionista da unidade, Elaine Márcia Calixto Costa ensinou ao grupo o modo de preparo e a incorporação do uso da hortelã na alimentação. “O chá de hortelã pode ser tomado de duas a quatro vezes ao dia. Podemos utilizar as folhas frescas da planta picadas ou inteiras na alimentação, por exemplo, no molho, em sopa, na carne, entre outras opções”. No final, os presentes foram convidados a degustar os pratos elaborados a partir da planta.