Três Unidades de Saúde de Paraisópolis realizam campanha de prevenção ao AVC

Principal objetivo foi mobilizar moradores das áreas de abrangência das UBSs Paraisópolis 1,2 e 3

Por Mayara Carlis

Nesta quarta-feira (29/10), dia em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido popularmente como derrame, as Unidades Básicas de Saúde Paraisópolis 1, 2 e 3, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, promoveram ações de combate, prevenção e conscientização em relação à patologia.

Andreia Maria, enfermeira do programa de neurologia do Einstein, alocada na UBS Paraisópolis 1, afirma que neste ano as mulheres são o foco principal da ação. “A campanha foi realizada no Dia Mundial de Combate ao AVC para conscientizar a população sobre os riscos da doença. O slogan escolhido – ‘Eu sou mulher e o AVC me afeta’ - parte da premissa de que o AVC afeta mais as mulheres, já que provoca a morte de uma em cada cinco delas”.

Mas o alerta vale tanto para homens como para as mulheres. Segundo a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), a cada 6 segundos uma pessoa morre no mundo devido ao AVC. A cada segundo uma pessoa tem AVC, independente da idade e sexo. Ainda segundo a pesquisa, 15 milhões de pessoas tem AVC a cada ano e 6 milhões delas não sobrevivem.

Para Renata Carolina Acre Nunes, coordenadora do Programa de Neurologia do Hospital Albert Einstein é muito importante reconhecer os sintomas de um possível AVC, pois a doença é a segunda principal causa de morte de causas cardiovasculares – perde apenas para infarto. “Entre os sintomas mais comuns estão a diminuição de força, tontura e alteração da fala”, afirma Renata.

Maria Aparecida Pereira, paciente da UBS Paraisópolis 2, gostou de ter participado da campanha. “Não conhecia todos os fatores de riscos do AVC e, fazendo os exames, acabei sendo diagnosticada com pressão alta, um dos fatores. Acho que estas ações são importantes porque acabamos nos cuidando mais e prevenindo possíveis riscos”, disse.

“Estamos disseminando conceitos de prevenção e de promoção para a comunidade, que às vezes não sabem quais são os sintomas, como se prevenir e o que se deve fazer quando identificar os sintomas da doença”, afirmou a enfermeira Ana Paula Nascimento.

A campanha nas três unidades começou às 8h e foi até às 16h, atendendo e orientando os pacientes que apresentem interesse em saber mais detalhes sobre a doença e formas de prevenir o AVC.