UBSs Paraisópolis I, II e III promovem campanha contra o AVC

Campanha educativa pela prevenção dos derrames “Eu sou mulher e o AVC me afeta”

Por Mayara Carlis

O acidente vascular cerebral (AVC), também chamado de Acidente Vascular Encefálico (AVE), é uma das doenças que mais mata no Brasil e no mundo. Trata-se de uma das patologias que mais incapacitam para a realização das atividades cotidianas, segundo dados da Rede Brasil. Apesar disso, a população não sabe reconhecer os sintomas, não sabe que atitude tomar na vigência do quadro agudo, não conhece seus fatores de risco e adere mal à sua prevenção. Pensando nisso, as três Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paraisópolis (I, II e III), em parceria com o Programa de Neurologia e o Voluntariado corporativo do Hospital Albert Einstein, promoverão nesta quarta-feira (29/10), das 8h às 16h, uma campanha para a prevenção da doença intitulada “Eu sou mulher e o AVC me afeta”.

Serão realizadas ações de conscientização e verificação de pressão arterial, circunferência abdominal e peso. As pessoas que apresentarem alterações ou fatores de risco serão orientadas e, conforme a necessidade, encaminhadas e inseridas nas atividades das Unidades.

O AVC

O acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

Principais sintomas:

• Diminuição ou perda súbita da força na face, braço ou perna de um lado do corpo
• Alteração súbita da sensibilidade com sensação de formigamento na face, braço ou perna de um lado do corpo
• Perda súbita de visão num olho ou nos dois olhos
• Alteração aguda da fala
• Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente
• Instabilidade, vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos.

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento da doença, mas alguns podem e devem ser tratados e/ou acompanhados na Atenção Básica, como a hipertensão arterial (pressão alta), a diabetes mellitus, as doenças cardíacas, a enxaqueca, o sedentarismo e a obesidade. Manter um hábito saudável de vida é importante para ajudar a prevenir o derrame.

Serviço:
Campanha de prevenção do acidente vascular cerebral (AVC)

Dia: 29/10/2014 (quarta-feira)
Horário: das 8h às 16h
Locais: UBS Paraisópolis I, II e III
Endereços:
Paraisópolis I - Rua Melchior Giola, 80 – Jardim Paraisópolis
Paraisópolis II - Rua Pasquale Galuppi, 951 – Jardim Paraisópolis
Paraisópolis III - Rua Silveira Sampaio, 660 – Fazenda Morumbi.