Vila Carrão terá Complexo de Saúde

Complexo na zona Leste terá Hospital Dia da Rede Hora Certa, Centro Especializado de Reabilitação (CER III) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA III) 24 horas

Por Keyla Santos
Foto Edson Hatakeyama

O prefeito Fernando Haddad e o secretário adjunto de Saúde Paulo de Tarso Puccini visitaram, nesta terça-feira (28/10), a futura instalação do Complexo Municipal de Saúde Carrão, zona Leste. O Complexo abrigará um Hospital Dia da Rede Hora Certa, um Centro Especializado de Reabilitação (CER III) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA III) 24 horas. No prédio principal, funcionava havia dez anos o Hospital e Maternidade Carrão. A princípio, a reforma do prédio contará com investimento de R$ 6 milhões. A previsão para conclusão da obra é de aproximadamente um ano.

“Vai ser o quarteirão da Saúde porque, na verdade, são três equipamentos: um Hospital Dia da Rede Hora Certa, um CER e uma UPA. Então, são três equipamentos, numa área bastante grande de mais de 3.000 m², num lugar privilegiado, na esquina com a [avenida] Conselheiro Carrão. É uma área da subprefeitura de Aricanduva muito desassistida desse tipo de equipamento. Não tem urgência e emergência em toda subprefeitura, nos três distritos. Então, [os munícipes] vão ganhar não só urgência e emergência que é a UPA, mas também o Hospital Dia”, disse Haddad.

De acordo com Puccini, a região de Aricanduva tem um grande vazio assistencial e o complexo virá para desafogar as unidades existentes. “Há entre 370 mil e 400 mil pessoas residindo nesta região e não há um pronto-socorro. Tivemos a oportunidade de encontrar esse imóvel que estava fechado, basicamente desativado, já foi hospital e há uma clínica também ao lado. Isso nos estimulou a desapropriar o imóvel. São 3.700 m² de área onde será construído o Complexo da Saúde”, disse.

O Hospital Dia oferecerá à população 20 salas para consultórios, espaço para coleta de exames clínicos e instalações para exames de imagem. O equipamento contará com dois centros cirúrgicos e 12 leitos para permanência de até 12 horas. Serão oferecidas 12 especialidades médicas e odontologia, além de 13 modalidades de exames de diagnóstico. “Teremos três grandes unidades para dar suporte a essa população que até hoje não tem esse tipo de serviço na região”, afirmou o secretário adjunto.

Em relação ao investimento para a reforma do prédio que abrigará o Hospital Dia, Puccini destacou que o projeto está em fase de finalização, mas o valor estimado é de R$ 6 milhões. “O prédio por fora está bom, está em condições razoáveis. Mas, por dentro, tem que ter uma boa mexida, pois tem rampas inadequadas, vai ter que instalar um elevador, porque essa é hoje a exigência de um bom serviço com acessibilidade que deverá ser concluído em torno de um ano”, disse o secretário.

Expansão das unidades de Saúde


Hospital Dia oferecerá à população 20 salas para consultórios, espaço para coleta de exames clínicos e instalações para exames de imagem e muito mais
 

Haddad acrescentou também que, até o final de 2015, haverá 23 Hospitais Dia contratados. O Programa de Metas prevê a implementação de 32 Hospitais Dia da Rede Hora Certa até o fim da gestão. “São seis que estão em operação, nove entram em operação até março, completando 15, mais oito no segundo semestre do ano que vem, chegando às 23 unidades”, disse.

Para Sônia Maria Cavalcante de Araújo, de 44 anos, moradora da região há quatro anos a chegada desse Complexo vai ser importante para os moradores. “Vai ser muito bom para essa região, porque não fazia sentido um hospital particular aqui. O Sistema Único de Saúde (SUS) tinha que entrar mesmo. Estou com o Haddad”, disse Sônia.