Sol demais pode causar sérios problemas à pele

Uso diário de filtro solar previne manchas e doenças

 Por Jéssica Venâncio

O horário de verão chegou. Com os dias mais quentes, é preciso ficar atento com o tempo de exposição ao sol. A pele, por ser o maior órgão do organismo e responsável pela proteção do corpo contra agentes externos, exige muitos cuidados. Descuidos podem representar sérios problemas.

Um deles é o câncer de pele. Trata-se de uma doença muito comum no Brasil. Cerca de 25% dos cânceres são de pele. A maioria ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioletas do sol. “O câncer de pele não apresenta sintomas. Ele pode ser uma ‘pinta’ com alguns sinais de alteração. Por isso, toda pinta que aumente de tamanho, altere suas cores ou apresente alteração no contorno deve ser avaliada por um dermatologista”, afirma Tagore de Matos, médico dermatologista da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O filtro solar protege a pele contra o sol. Porém, o produto não deve ser usado apenas em dias de calor. O uso diário é importante para a prevenção de manchas. Para que haja com eficácia, é necessário passar o produto em todas as áreas expostas do corpo.

O uso correto do filtro solar depende de alguns fatores: tempo de exposição ao sol, fototipo (tipo de pele) e fator de proteção do filtro a ser utilizado. “Uma pessoa de fototipo 1 (bem branca, com olhos claros e cabelo loiro) em uma exposição de sol do meio dia (alta taxa de radiação ultravioleta), tem de usar filtro solar de alto fator (50 ou 60) com proteção física, de preferência. No mesmo horário e condição solar, para uma pessoa de fototipo 4 (negra) poderia ser utilizado um filtro solar 30. Vale lembrar que não há filtro solar caseiro que tenha qualquer tipo de comprovação química de fator de proteção. Por isso, seu uso é desaconselhável”, explica Tagore.

 Entenda os raios ultravioletas: UVA e UVB

Os raios UVA são responsáveis por ficarmos bronzeados. Estão presentes durante todo o ano e atingem a pele quase que da mesma forma. Tanto no inverno como no verão penetram profundamente na pele. Estes raios são responsáveis pelo envelhecimento da pele e surgimento de rugas. Já os raios UVB são mais intensos e ocorrem mais durante o verão. Penetram superficialmente na pele provocando queimaduras solares, vermelhidão e predisposição ao câncer de pele.