Outubro Rosa tem programação especial em unidades de saúde do Jardim Conquista

Haverá debates e orientações para prevenção de câncer de mama e colo do útero

 Por Cecília Figueiredo

“Atitude feminina, uma conquista para você!”. Esse é o tema da programação que as equipes das unidades básicas de saúde do Jardim Conquista I, II e III promoverão na próxima quarta-feira (29/10). As atividades ocorrerão no âmbito do Outubro Rosa. O movimento foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).

Com apoio da Supervisão Técnica de Saúde São Mateus e Coordenadoria Regional de Saúde Leste, as equipes definiram o evento como forma de comemorar o Outubro Rosa debatendo e oferecendo orientações para a prevenção do câncer de mama, de colo do útero e da violência doméstica.

O evento “Atitude feminina, uma conquista para você!”, que ocorrerá entre às 13h30 e 16h, no CEU São Mateus, é direcionado principalmente às comunidades do Jardim Conquista. Ele terá, além de palestras de saúde, com especialistas, gestores e profissionais de saúde, informações sobre serviços de apoio, apresentações teatrais e do Coral Juvenil Guri, da APS Santa Marcelina.

No Brasil, a primeira iniciativa visando ligar a cor rosa à campanha de prevenção ao câncer de mama aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação característica do movimento. A iluminação de monumentos e prédios públicos na cor rosa visa a expansão do movimento. Além de enaltecer a beleza e a elegância feminina, proporciona uma agradável leitura visual e é compreendida como um fortalecimento da causa.