Hospital e Maternidade Escola Vila Nova Cachoeirinha adere ao “Outubro Rosa”

Entre os dias 23 e 24 haverá palestras, mostras e workshops

No âmbito do Outubro Rosa, o Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha – “Dr. Mario de Moraes Altenfelder Silva” promoverá apenas para usuárias, nesta quinta-feira (23/10), entre 9h30 e 11h15, palestra e workshop envolvendo os temas “Os direitos da mulher com diagnóstico de câncer”, “Mitos e verdades sobre o câncer de mama” e “Formas criativas de usar lenços e orientações de exercícios respiratórios visando o relaxamento”. Na sexta-feira (24/10), entre 9h e 14h30, haverá palestras, oficinas, workshops e mostras culturais. As atividades serão abertas a usuários e funcionários.

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, Estados Unidos.

No Brasil, a primeira iniciativa neste sentido aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera recebeu uma iluminação característica do movimento. A iluminação de monumentos e prédios públicos na cor rosa visa a expansão do movimento. Além de enaltecer a beleza e a elegância feminina, proporciona uma agradável leitura visual e é compreendida como um fortalecimento da causa.

Diagnóstico e tratamento

Em 2012, a Secretaria Municipal da Saúde realizou 199.037 mamografias e, em 2013, 228.850. Até julho de 2014, o município realizou 124.364 procedimentos. No que diz respeito às ultrassonografias das mamas, a rede municipal de saúde realizou 58.874 procedimentos em 2012; 67.832 em 2013; e 58.021 até agosto de 2014.

O tratamento de câncer de mama se inicia logo que a paciente procura uma das UBSs da rede. Sob suspeita ou confirmada a doença, o caso é encaminhado a um dos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons). A gestão municipal possui quatro entidades conveniadas para atendimento oncológico e multiprofissional. São elas o Hospital A. C. Camargo/Fundação Antonio Prudente, Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência, Instituto do Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC) e o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).

Para realizar os exames, qualquer paciente deverá procurar uma das 450 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal para uma consulta com ginecologista, que poderá solicitar os exames de acordo com protocolos clínicos específicos.

Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle da doença, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente.

O exame clínico das mamas é o procedimento onde o médico ou enfermeiro observa e apalpa as mamas da paciente na busca de nódulos ou outras alterações e deve ser realizado conforme as recomendações técnicas do Consenso para o Controle do Câncer de Mama. Já a mamografia é a radiografia da mama, capaz de mostrar lesões em fase inicial e até muito pequenas (milímetros), permitindo assim, a detecção precoce do câncer de mama. Outro exame auxiliar no diagnóstico é a ultrossonagrafia das mamas, que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa.

É necessário que a mulher conheça o próprio corpo e caso veja alguma alteração, já procure atendimento médico, pois o exame das mamas realizado pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde em atendimento hospitalar qualificado para essa atividade.