Filippi presta contas a moradores de Cidade Ademar

Secretário se encontrou com população para tirar dúvidas sobre realizações e propostas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde

Por Tatiana Ferreira

O secretário municipal de Saúde, José de Filippi Jr., se reuniu nesta quinta-feira (16/10) com munícipes da região de Cidade Ademar. Ele prestou contas do trabalho da Secretaria já realizado na região e ampliou o canal de diálogo com a população para conhecer melhor suas necessidades e carências. O evento aconteceu no auditório da Subprefeitura de Cidade Ademar. Participaram o subprefeito Francisco Lo Prete Filho, Tania Zogbi Sahyoun, coordenadora da Coordenadora Regional de Saúde Sul e Leliana Guardino Martins, da Supervisora de Saúde do território.

Filippi explicou a dinâmica da plenária e afirmou que a região de Cidade Ademar é um grande desafio para a saúde devido às demandas e carências da região, que envolve desde a Atenção Básica, Atenção Especializada e principalmente a Atenção Hospitalar. A região sul é a que apresenta a maior carência de leitos na cidade de São Paulo. “O intuito destas plenárias é ouvir mais a população. Nós estimulamos muito a participação popular e o controle social, já que acreditamos que esta é maneira da gestão andar mais rápido e de dar resposta ao que a população espera de nós”, afirmou.

Na sequência, Tania Zogbi fez uma apresentação pontuando as realizações já entregues à população, como a UBS Integral Jardim Mirim II e a UBS Jardim Novo Pantanal. Quanto às ações realizadas para melhorar a qualidade do SUS na região, a coordenadora citou a habilitação de Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) para Centro Especializado de Reabilitação (CER), a adesão ao Programa Mais Médicos e a alteração na agenda de vagas, entre outros avanços.

Além das conquistas, a apresentação contou com um balanço das ações que estão em andamento, como reformas e ampliações de unidades e também das previstas no planejamento da Coordenadoria, como a implantação de uma UPA no bairro Vila Aparecida, no distrito de Pedreira, e a transformação do Ambulatório de Especialidades Pedreira em Hospital Dia Rede Hora Certa Pedreira.

UBS Jardim Selma e Doroteia

Após a fala da coordenadora, foi aberto espaço para que a população pudesse fazer perguntas e tirar dúvidas. Uma das respostas dadas à população relacionou-se a um questionamento feito sobre as melhorias na UBS Jardim Selma. Filippi esclareceu ao morador que a unidade está contemplada no planejamento do ano que vem para receber uma reforma.

Outro questionamento foi sobre a UBS Doroteia. O secretário esclareceu que a unidade está passando por reforma para se tornar, futuramente, em UBS Integral, com ampliação de profissionais e incremento de novos serviços.

Aproveitando a fala do secretário sobre a importância da prevenção e promoção da saúde, Silvana Delisse, moradora da região e voluntária na UBS Vila Constância, lembrou sobre a importância da prevenção e destacou as aulas de atividade física e práticas corporais realizadas na unidade. “Convido o secretário a conhecer o grupo de ginástica da UBS Vila Constância, que acontece todas as segundas, quartas e sextas, às 7h30”, disse.

O secretário abordou a convocação de profissionais da saúde aprovados em concursos públicos e falou sobre o andamento das obras do Hospital Santa Catarina (antigo Santa Marina) que, apesar de não pertencer ao território da Supervisão de Cidade Ademar, vai atender e beneficiar também os moradores desta região.
O Conselheiro Gestor João Cortez, que faz parte do grupo que acompanha de perto das obras do Hospital Santa Catarina, deu uma boa notícia à comunidade: a seleção dos profissionais que irão atuar no futuro hospital será feita em breve pelo Hospital Albert Einstein, que dará preferência para profissionais que morem na região de Jabaquara e Cidade Ademar”.