Na Semana Mundial da Alimentação, conheça receitas saudáveis

Nutricionista da SMS e personal chef visitam Mercado Central para mostrar como preparar alimentos com menos sal

Personal chef Adson Rebouças demonstrou como fazer as receitas com menos sal. Preparou hambúrguer caseiro saudável, requeijão de ricota e sal de ervas

Por Keyla Santos
Foto Edson Hatakeyama

“Alimentação saudável promove o bem-estar físico das pessoas”. Com este lema, Rita Helena Bueno Pinheiro, coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), orientou a população durante a oficina de Consumo Consciente do Sal realizada, nesta quinta-feira (16/10), no Mercado Central. A orientação fez parte das atividades da Semana Mundial de Alimentação. A programação foi organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Desenvolvimento.

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira, cujo tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é “Agricultura Familiar – Alimentar o mundo, cuidar do planeta”, o personal chef Adson Rebouças demonstrou como fazer as receitas com menos sal. Preparou hambúrguer caseiro saudável, requeijão de ricota e sal de ervas. Os munícipes que participaram da oficina experimentaram os alimentos e aprovaram o sabor. Confira as receitas aqui.

Para a agricultora Sebastiana Helena de Farias, de 63 anos, alimentação saudável representa saúde. Há 30 anos ela adotou uma alimentação pobre em sal e açúcar. “Nosso organismo fica desintoxicado e as doenças não nos atingem. Nesta oficina aprendi a usar as ervas finas em substituição ao sal”, disse.

Depois que passou a adotar uma alimentação balanceada, Sebastiana percebeu uma melhora no funcionamento do intestino, consegue manter a pressão arterial controlada e agora precisa apenas reduzir o colesterol ruim do sangue.

A oficina também foi esclarecedora para a assistente financeira Silvia Regina Fadelli Dansiguer, de 33 anos. Ela costuma usar muito sal no preparo dos alimentos, inclusive quando não é necessário. “Aprendi a importância de ingerir comida mais saudável. Com a redução do sal posso ter uma vida mais saudável. Eu gosto de sal. Inclusive quando vou chupar laranja, coloco sal. Mas percebi que tenho opções de ter uma vida melhor e viver mais”, afirmou.

“Aprendi a fazer o sal de ervas e vou aderir no meu dia a dia. Não consumo muito sal para evitar a retenção de líquido, mas meu marido gosta muito desse tempero. Já vou fazer assim que chegar a casa”, disse a estudante Vonildes Silva Rebouças, de 54 anos. Segundo ela, o sal de ervas ensinado durante a oficina é muito gostoso e não altera o sabor do alimento. “O hambúrguer feito pelo chef ficou uma delícia, assim como o requeijão de ricota. Ficou tudo muito saboroso”, acrescentou.